O controle PWM da International Rectficier (www.irf.com) (lançado em 2008) é especialmente indicado para aplicações sincronizadas tipo buck, apresentando uma ampla faixa de tensões de entrada.
O componente, designado por IR3651 é indicado para aplicações tipo buck DC-DC que operem com uma faixa de tensões de entrada de 12 a 75 V e com uma faixa programável de freqüências até 400 kHz.
Dentre as aplicações sugeridas pelo fabricante podemos citar as de fontes para telecom e estações-base, servidores de redes, automotivos e controle industrial.
O IR3651 é um dos componentes da família de MOSFETs DirectFET da International Rectifier, podendo alcançar uma eficiência de até 88%, com 48 V de entrada e 3,3 V de saída e uma corrente de 6 A, sem dissipador de calor ou ventilação forçada.
O IR3651 é projetado para excitar um par de MOFETs de canal N com correntes até 25 A. Recursos de proteção, como uma partida suave programada, limitação de corrente e proteção de subtensão também estão presentes nesse dispositivo. O dispositivo também pode operar com sincronização, o que permite a elaboração de filtros contra EMI mais simples.
Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação para esse componente.
No controlador existe um driver de meia ponte de 150 V, proporcionando uma grande flexibilidade para o projeto. Por exemplo, o dispositivo pode ser usado em conversores dc-DC não isolados de menos de 60 W para equipamentos de rede assim como etapas pré-
reguladoras de alta potência isoladas (maiores do que 200 W).
Isso significa que o dispositivo pode ser usado em projetos de impressoras de 36 V, aplicações aeroespaciais de 28 V, bicicletas elétricas de 24 v, sistemas de baterias de 72 V, reguladores secundários de 12 V, além de outras aplicações.
O dispositivo é fornecido em invólucro SOIC NB de 14 pinos, conforme mostra a figura 2.
A International Rectifier possui uma placa de avaliação para esse dispositivo, sob a designação IRD3651, cujas informações podem ser acessadas no site da empresa.
Essa placa opera com uma tensão de entrada de 48 V (10%), e tem uma saída de 3,3 V sob corrente máxima de 10 A operando em 100 kHz.
Antes de optar pelo uso deste componente, verifique com o fabricante se novos componentes de melhor desempenho foram lançadas depois dele.