A preocupação atual com o meio ambiente nos leva cada vez mais a procurar fontes alternativas de energia e muito mais, conscientizar os jovens da necessidade de melhor usar a energia de que dispomos hoje. Assim, no ensino fundamental e médio a implementação de atividades que foquem fontes de energia alternativa tem sido uma preocupação cada vez maior em todas as escolas. Neste artigo, visando ajudar os professores e alunos que se preocupam com fontes alternativas a realizar experimentos e demonstrações, selecionamos alguns projetos simples, que também primam por utilizar material alternativo.

Os projetos que selecionamos fazem parte de nosso grande acervo, muitos dos quais publicados isoladamente na nossa seção de Mino Projetos. Observações adicionais em relação as versões originais ajudarão os professores e alunos a melhor integrá-los ao tema "fontes alternativas de energia".

 

PILHA DE MOEDAS

Como gerar energia elétrica a partir de duas moedas comuns? Se o leitor acha que isso é impossível então é porque não conhece este projeto, ideal para demonstrações em feiras de ciências ou para ser utilizado como trabalho escolar, tema transversal de ciências nos cursos fundamental e médio.

Com pouco material é possível realizar um experimento que mostra como as reações químicas liberam energia na forma de eletricidade e isso de uma forma totalmente inofensiva, repetindo os experimentos de Alessandro Volta que levaram à invenção da pilha.

O que fazemos é colocar entre duas moedas de tipos e metais diferentes, um pedaço de tecido ou papel poroso molhado em água e sal. A reação que ocorre libera energia elétrica suficiente para movimentar o ponteiro de um instrumento indicador.

Conforme as moedas usadas poderemos obter graus diferentes de deflexão do ponteiro do instrumento, indicando que diferentes tensões estão sendo produzidas, com uma liberação maior ou menor de energia.

Na figura 1 temos o diagrama do aparelho usado nesta experiência.

 

Figura 1
Figura 1

 

A disposição real dos componentes é mostrada na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

O resistor R1 é opcional, servindo apenas para evitar uma corrente excessiva no instrumento indicador. As moedas podem ser de qualquer tipo, sendo que uma antiga de 2 000 réis de prata com uma de alumínio de 1 cruzeiro da década de 60, são as que melhores resultados proporcionam chegando a "gerar" tensões de mais de 1 volt.

Para realizar a experiência dissolva uma colher de sal num copo com água até a metade. Depois molhe uma folha de papel poroso (um guardanapo de papel, por exemplo) ou tecido, nessa solução e coloque-a entre duas moedas.

Encoste então os fios nestas moedas. Se a agulha do instrumento se movimentar para o lado contrário do esperado, inverta os fios de ligação.

Quanto maior a deflexão, mais energia estará sendo produzida. Com o tempo a energia "diminui", caso em que devemos trocar o papel molhado por outro "novo" molhado na mesma solução.

Quando terminar a experiência, limpe bem as moedas, pois elas podem sofrer uma "corrosão".

 

X1 - Pilha de moedas - ver texto

R1 - 1 k ? - resistor - marrom, preto, vermelho

M1 - Microamperímetro comum de 0-100 uA ou próximo disso, ou ainda um multímetro comum

 

Diversos:

Papel poroso ou tecido, água e sal, copo, fios, moedas, etc.