Nas aplicações móveis, principalmente alimentadas por bateria, espaço é um fator importante em qualquer projeto. Visando justamente a utilização de um mínimo de componentes externos, inclusive com a eliminação do capacitor de acoplamento ao fone de ouvido, a National Semiconductor está apresentando o LM4910. Este pequeno amplificador fornece uma pot6encia de saída de 35 mW em configuração BTL com alimentação na faixa de 2,2 a 5,5 V. Este componente é o nosso destaque deste artigo (2002).
O LM4910 consiste num amplificador de áudio projetado inicialmente para aplicações em equipamentos portáteis. Sua potência de saída é de 35 mW em configuração BTL (Bridge Tied Load) com alimentação de 3,3 V e proporcionando uma distorção inferior a 1%.
O LM4910 utiliza uma nova topologia de circuito que elimina a necessidade de capacitores de saída e polarização de capacitores com metade da tensão de alimentação. Além disso ele possui um circuito "pop & click" que elimina os estalidos que ocorrem quando ele é ligado ou desligado.
Este amplificador também possui uma condição de baixo consumo que pode ser ativada externamente com uma lógica no nível baixo. O ganho pode ser programado através de resistores externos.
Destaques:
* Não necessita de capacitores de acoplamento de saída
* Não precisa de capacitores by-pass
* Possui circuito que elimina estalidos ao ligar e desligar
* Pode operar com tensões de 2,2 V a 5,5 V
Dentre as possíveis aplicações para este amplificador destacamos:
* telefones móveis
* PDAs
* Equipamentos de áudio portáteis em geral
* MP3 players
Na figura 1 temos uma aplicação típica para o LM4910.
Conforme podemos ver, somente são necessários capacitores para acoplamento do sinal e desacoplamento da fonte além de 4 resistores para a programação do ganho.
Características:
Faixa de tensões de operação: 2,2 a 5,5 V
Tensão máxima absoluta de alimentação: 6 V
Corrente quiescente: 3,3 mA (tip)
Corrente em standby: 0,1 uA (tip)
Potência de saída (f = 1 kHz, THD = 1%): 35 mW (tip)
PSRR: 65 dB (1 kHz) - (tip)