Destacamos neste artigo o regulador de tensão dual de 5 A para 20 V de entrada tipo step-down DC-DC da Analog Devices. Indicado para aplicações de uso geral, telecom, redes, aplicações em equipamentos médicos e de diagnóstico além de testes e sistemas de debug. As informações dadas neste artigo foram obtidas diretamente de seu datasheet que pode ser acessado no link indicado.
Link para o artigo: https://br.mouser.com/pdfDocs/ADI_LTM4705_DS.pdf e link para aquisição na Mouser Electronics: https://br.mouser.com/new/analog-devices/adi-ltm4705-dcdc-umodule-regulator/
O LTM®4705 é um comutador abaixador (step-down) duplo 5A completo no modo regulador µModule® (micromódulo) em um minúsculo invólucro BGA de 6,25 mm × 7,5 mm × 3,22 mm. Incluído no invólucro temos o controlador de comutação, MOSFETs de potência, indutor e os componentes de suporte.
Operando sobre um faixa de tensão de entrada de 3,1 V a 20 V, o LTM4705 suporta uma faixa de tensão de saída de 0,6 V a 5,5 V, definida por um único resistor externo. Seu design de alta eficiência oferece corrente de saída contínua dupla 5A. Apenas alguns capacitores cerâmicos são necessários na entrada e saída.
O LTM4705 suporta operação em modo Burst selecionável e rastreamento de tensão de saída para sequenciamento de linhas de alimentação. Sua alta frequência de comutação e controle do modo de corrente permitem uma resposta transitória muito rápida para a linha e a carga sem alterações e sem sacrificar a estabilidade.
Os recursos de proteção de falha incluem sobretensão de entrada, saída proteção contra sobrecorrente e sobretemperatura. O LTM4705 está disponível em conformidade com a RoHS.
Na figura 1 temos uma aplicação típica.
A eficiência para uma entrada de 12 V em função da corrente de carga é dada no gráfico da figura 2.
No datasheet disponível a partir do link pode ser obtida a disposição dos pinos no invólucro BGA e suas funções. Também são dadas tabelas com os máximos absolutos, características elétricas e demais informações necessárias a um projeto. Também são dadas as curvas de desempenho.
O diagrama de blocos do componente é mostrado na figura 3.
O fabricante indica a necessidade de capacitores de desacoplamento na entrada, tipicamente de 22 uF e desacoplamento na saída tipicamente de 100 uF. Também são dadas informações para projeto, incluindo-se o cálculo do resistor de programação RFB que determina a tensão de saída.
Diversos circuitos de aplicação são encontrados no datasheet. Destacamos alguns.
Na figura 4 temos então um regulador de 3,1 a 20 V de entrada com saídas d 1 V e 1,5 V com corrente de 5 A.
Outro circuito de aplicação é mostrado na figura 5. Nele temos um regulador de 1,2 V com as saídas ligadas em paralelo para fornecer uma corrente máxima de 10 A.
Outros circuitos podem ser encontrados no datasheet.