Este componente da Texas Instruments tem uma corrente quiescente de apenas 75 nA e limite de corrente de entrada. Este artigo foi elaborado com base no datasheet disponível no site da Mouser Electronics, que o disponibiliza.
Link para o componente na Mouser Electronics e para baixar o datasheet: https://www.mouser.com/new/texas-instruments/ti-tps63900-buck-boost-converter/
Com uma faixa de tensões de entrada de 1,8V a 5,5V, este componente pode fornecer correntes de saída de 400 mA, apresentando uma eficiência maior que 90%. A corrente de entrada pode ser programada para valores entre 1 e 100 mA.
As tensões de saída vão de 1,8 V a 5V em passos de 100 mV, programáveis através de resistores externos.
Um recurso de escalonamento de tensão dinâmico permite que aos aplicativos alternar entre duas tensões de saída durante a operação; por exemplo, para economizar energia usando um sistema de tensão menor de alimentação durante a operação em espera.
O dispositivo foi projetado para operar com baterias 3S alcalinas, 1S Li-MnO2, ou 1S Li-SOCl2 além de baterias secundárias.
Na figura 1 temos um circuito simplificado de aplicação.
A Texas Instruments sugere diversos tipos de aplicações, tais como:
- Medidores inteligentes e nodos sensores
- Fechaduras inteligentes
- Sensores médicos e de pacientes
- Vestíveis
- IoT industrial
O invólucro é WSON DSK de 10 pinos, mostrado na figura 2.
No datasheet acesso pelo link as funções dos pinos são detalhadas, assim como outras informações importantes para projeto tais como tabelas de máximos absolutos, regime de operação indicado, etc.
O diagrama funcional de blocos é mostrado na figura 3.
Através de resistores externos o circuito pode ser programado para controlar sua operação. No circuito da figura 4 temos esses resistores, cujos valores podem ser calculados conforme procedimentos dados no datasheet ou ainda através de uma tabela.
Esses resistores determinam o limite para a corrente de entrada e a tensão de saída.
Na figura 5 temos uma aplicação típica para uma tensão de saída de 3,3 V.
O valor típico do indutor é de 2,2 uH e o capacitor pode ficar entre 10 e mais de 300 uF.