As ondas eletromagnéticas permitem comunicações sem fio (sem fio) entre dispositivos eletrônicos. Talvez o rádio e os telefones celulares sejam ótimos exemplos do uso de ondas eletromagnéticas. A placa micro:bit também possui uma interface de rádio que permite enviar dados para outras micro:bits. Nesta seção vamos conhecer os blocos utilizados para enviar e receber dados por meio de ondas eletromagnéticas com o placa micro:bit.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Enviar e receber mensagens sem fio é possível graças à radiofrequência, que são ondas eletromagnéticas que viajam pelo espaço em uma determinada frequência. Para que as ondas sejam transmitidas e recebidas, é necessário fazê-lo através de uma antena. No caso do micro:bit podemos ver a antena na parte superior esquerda do verso da placa, conforme mostra a imagem a seguir.

 


 

 

 

Existem muitas informações sobre radiofrequência, mas para focar na placa micro:bit, vamos descrever os blocos utilizados pelo rádio deste placa. Os blocos para controlar a interface rádio da placa micro:bit encontram-se no menu: “Rádio”, conforme imagem a seguir:

 


 

 

 

O bloco: “grupo de estabelecimento de rádio” permite selecionar um ID de rádio (canal de frequência), entre 0 e 255, através do qual enviar e receber mensagens. Este bloco é utilizado e configurado ao iniciar o programa, ou seja, no bloco: “ao iniciar”. Para que outras placas micro:bit recebam suas mensagens, eles precisam pertencer ao mesmo grupo, configurado no seu placa micro:bit. A figura a seguir mostra esse bloco:

 


 

 

 

O bloco: “número de envio de rádio”, transmite um número para outras microbits via rádio. A figura a seguir mostra esse bloco:

 


 

 

O bloco: “valor de envio de rádio”, transmite um par de valores. O primeiro valor é um texto com até 8 caracteres. O segundo é um número. Este bloco é mostrado na figura a seguir:

 


 

 

O bloco: “cadeia de envio de rádio”, transmite um texto de até 19 caracteres para outros microbits, via rádio. A imagem a seguir mostra esse bloco:

 


 

 

O bloco: “ao receber rádio número recebido”, é executado quando o placa microbit recebe um número no rádio. A figura a seguir mostra esse bloco:

 


 

 

 

O bloco: “ao receber o valor do nome do rádio”, é executado quando o placa microbit recebe um par (nome, valor) no rádio. A figura a seguir mostra esse bloco:

 


 

 

O bloco: “ao receber rádio receiverString”, é executado quando o placa microbit recebe um texto no rádio. A figura a seguir mostra esse bloco:

 


 

 

 

O bloco: "pacote recebido", obtém uma das propriedades do último pacote de rádio recebido. Este bloco não funciona no simulador. A figura a seguir mostra esse bloco:

 


 

 

 

As propriedades que podem ser alcançadas com este bloco são:

- Força do sinal quando o pacote foi recebido.

- A hora em que o pacote foi enviado.

- O número de série do placa microbit que enviou o pacote.

Observe essas propriedades na figura a seguir:

 


 

 

 

O bloco: “potência de transmissão do conjunto de rádio”, torna o sinal de rádio mais forte ou mais fraco. O número recebido por este bloco pode ser entre 0 e 7. Se o placa microbit definir a potência de transmissão para 7 e estiver em uma área aberta, o sinal de rádio pode chegar a até 70 metros de distância. A figura a seguir mostra esse bloco:

 


 

 

 

O bloco: “número de série de transmissão do aparelho de rádio”, faz com que o pacote de rádio incorpore o número de série do placa microbit, a cada pacote de dados transmitido. A figura a seguir mostra esse bloco:

 


 

 

 

Para utilizar os blocos do menu: Rádio, é necessário programar duas placas microbit e assim, um ou outro placa transmite mensagens via rádio. Caso os blocos utilizados sejam programados igualmente nos cartões, pode-se utilizar o simulador makecode que roda automaticamente quando os blocos de rádio são utilizados conforme a imagem a seguir:

 


 

 

Se os blocos usados ​​em um projeto sem fio forem diferentes, você pode usar o multi-editor, que foi desenvolvido para essa finalidade:

 


 

 

 

Para acessar este editor, abra o Makecode e vá até a seção: Jogos de rádio/editores múltiplos, conforme a imagem a seguir:

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Ao clicar neste ícone aparecerá o programa Makecode, com a possibilidade de programar dois projetos conforme a figura a seguir:

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Já no multi-editor, você pode ter um programa em uma janela e outro programa no editor ao lado. Observe na figura a seguir que também existem dois cartões microbit:

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Ao clicar no placa microbit no multi-editor, você pode ter uma visão ampliada do microbit, conforme a imagem a seguir:

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

PRATIQUE MÚLTIPLOS DADOS COM O RÁDIO

 

 

Nesta prática criaremos um jogo de dados multiplayer usando o rádio de cartões microbit. O jogo consiste em agitar as cartas para "rolar os dados" e enviar o resultado para outras cartas microbit. Se o número enviado for menor que o seu, você ganha. O programa de blocos para este jogo seria o seguinte:

 


 

 

 


 

 

 

O programa é muito fácil de entender. É necessário criar uma variável chamada: “dado”, para armazenar o resultado. No bloco: “na inicialização”, definimos o grupo de rádio como 1. Quando a placa microbit é agitada, um número é escolhido aleatoriamente, entre 1 e 6. Esse número é armazenado na variável: “dado”, exibido na o display LED e então transmitido via rádio para os outros microbits. O bloco encarregado de receber o número compara o número recebido com a variável: "dado" que está em sua placa microbit, se o valor recebido for maior ou igual a ele, você perdeu o jogo e aparece um emoji triste exibido. A imagem a seguir mostra como o jogo é exibido na tela LED 5x5:

 


 

 

 

 

PRÁTICA ESTADO DE HUMOR VIA RÁDIO.

 


 

 

Essa prática envia o estado de espírito ou humor para outras placas microbit via rádio. O programa é muito simples, mas interessante do ponto de vista do envio de dados via rádio. A ideia é que, se apertarmos o botão “A”, enviamos o número zero (0) pela antena do rádio e mostramos uma cara feliz. Se pressionarmos o botão “B”, enviamos o número 1 e mostramos uma cara triste. O bloco onde os dados são recebidos examina a variável: “receivedNumber” e utiliza o bloco: “if then” para avaliar qual número foi recebido. Se o número recebido for zero (0), mostra uma cara feliz, mas se o número enviado for 1, mostra uma cara triste. O programa para esta prática seria o seguinte:

 


 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

PRÁTICA TELE-PAPA VIA RÁDIO

 


 

 

 

Este é um jogo que consiste em gerar um número positivo pressionando as teclas: "A" e "B" juntas. Um dos jogadores acena com a placa microbit e o número é enviado para outro microbit. O número diminui a cada envio de rádio e o jogador que receber o valor zero (0) perderá o jogo. Assim, o jogo é baseado na seguinte lógica:

- Se a variável: "batata" for maior que zero (0), uma batata é exibida e a variável: "batata" é diminuída em 1.

- Se a variável: "batata" for menor que zero (0), não temos a batata, portanto, limpamos a tela.

- Se a variável: "batata" for igual a zero (0), sentimos muito, você perdeu!

Observe no programa, como cada vez que um número é recebido, a variável papa é diminuída em 1. Além disso, observe no placa que é sacudido, ele define a variável: "papa" para -1, para indicar que este placa não é mais tem a batata e assim limpa a tela. O programa para esta prática seria semelhante ao seguinte:

 


 

 

 


 

 

 

Observe no programa como é necessário criar uma variável chamada: “pai”. A seguir está a tela que será exibida quando o jogo terminar:

 


 

 

 

Usar a interface de rádio do placa microbit é realmente fácil. O número de projetos que podem ser realizados com esta interface é ilimitado. Esta é uma grande vantagem desta placa e isso se deve ao fato de que a interface de rádio está dentro do mesmo microcontrolador da placa microbit. Com o uso desta interface você abre um novo mundo para suas ideias e projetos.

 

 

NO YOUTUBE

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)