Projetos de jogos eletrônicos eram muito populares no passado quando eles não estavam disponíveis ainda nas formas isoladas e nos computadores além dos celulares. Assim, sempre que publicávamos algum tipo de joguinho simples, ele fazia sucesso como o que vamos descrever agora.
Ele foi publicado na revista Eletrônica Total número 6 de 1990. Era bastante interessante, e ainda é, pela aplicação de conceitos de eletrônica digital, no caso com a aplicação de circuitos TTL.
O jogo, com vários integrados TTL consistia num sorteador que ao ser ativado, escolhia um valor digital de 10 da saída de um circuito integrado contador 7490. Esses valores eram decodificados por um 7492 obtendo-se então uma saída alta de 10.
Um conjunto de 10 chaves era então mantido aberto. Os jogadores, depois do sorteio deveriam ir um a um acionando alternadamente as chavinhas, procurando uma que não correspondesse a saída.
Se nesse processo, um dos jogadores acionasse a chavinha que tinha o nível escolhido na saída, um oscilador era acionado, indicando que a bomba tinha explodido. O jogador teria perdido o jogo.
Na figura 1 temos a placa de circuito impresso usada.
O jogo ainda é atual, podendo ser montado em matriz de contato, sendo ideal para cursos de eletrônica digital. O artigo completo pode ser acessado em Desarme a Bomba (ART1649).
Foi um projeto que fez sucesso e até hoje pode fazer sucesso em feiras de eletrônicas.
Assista ao vídeo - https://youtu.be/IE1nWMY65fA