Este é um jogo digital simples, mas que permite colocar em prática conhecimentos de eletrônica digital. Trata-se de um jogo de sorte, usando muitas chaves em que deve-se tentar desarmar uma bomba relógio até que soe um alarme.

Você aperta um botão e sorteia uma de dez chaves existentes na caixa do aparelho. No entanto, ninguém sabe qual chave foi sorteada.

Com isso a partida está iniciada e pode ser disputada por um até quatro participantes.

Um a um cada jogador deve escolher uma chave para acionar, tentando desarmar a bomba.

Se a chave sorteada for fechada, a bomba “estoura” o que vai ser indicado pelo acionamento do alarme.

O jogador com que ocorrer isso será o perdedor.

Se a partida estiver sendo disputada por mais de dois jogadores, este jogador será desclassificado e uma nova rodada tem início com os jogadores restantes.

Vence a partida o último que ficar, sem deixar disparar o alarme.

 

Como Funciona

São utilizados 4 circuitos integrados TTL, cada um com uma função bem definida.

Começamos por CI-1 que consiste num 7400 que é configurado como um oscilador, determinado o sorteio do jogo pelo acionamento de S2.

Para esta finalidade, o circuito integrado é ligado na configuração mostrada na figura 1.

 

   Figura 1 – Oscilador como 7400
Figura 1 – Oscilador como 7400

 

A frequência de operação deste circuito é determinada por C1 que pode ter valores entre 100 e 470 nF.

O número de pulsos produzidos pelo oscilador é importante, dependendo do tempo de acionamento de S2.

Normalmente, por mais curto que ele seja, o número de pulsos produzidos é suficientemente grande para que ele não possa ser contado, eliminando a influência do jogador sobre o sorteio.

Temos então um trem de pulsos retangulares que passa para o circuito integrado CI-2 que consiste num contador de década.

Esse contador fornece em suas saídas uma combinação de níveis lógicos que representam números de 0 a 9 no formato BCD.

O circuito é configurado como contador em anel, de modo que, passando de 9 o número de pulsos aplicados, ele reinicia a contagem, conforme mostra a figura 2.

 

  Figura 2 – A contagem do 7490
Figura 2 – A contagem do 7490

 

As saídas deste circuito integrado são então ligadas a um decodificador BCD para 1 de 10 formado pelo circuito integrado CI-3, um 7442.

O que este circuito faz é ativar apenas uma das saídas conforme o número BCD plicado em suas entradas, conforme mostra a figura 3.

 

   Figura 3 – O 7442
Figura 3 – O 7442

 

Assim, quando aplicamos um número aleatório de pulsos a este circuito, apenas uma d suas saídas ficará no nível alto e qual será, não podemos prever.

Nas saídas deste circuito ligamos então as chaves de acionamento que serão conectadas a um outro 7400 ligado como oscilador de áudio, tendo em sua saída um transistor que excita um pequeno alto-falante.

Com esta configuração completamos o jogo que fará com que o oscilador seja acionado, somente quando a chave que esteja com o nível alto na saída do 7442 for acionada.

O circuito deve ser acionado por uma fonte TTL de 5 V cujo diagrama é mostrado na figura 4.

 

   Figura 4 – Fonte de 5 V para o circuito
Figura 4 – Fonte de 5 V para o circuito

 

Pode-se alimentar o circuito com 4 pilhas médias tendo na saída dois diodos 1N4002 para reduzir a tensão para 4,7 V, o que é aceito pelos circuitos integrados TTL.

 

Montagem

Na figura 5 temos então o circuito completo do jogo Desarme a Bomba.

 

   Figura 5 – Diagrama completo do aparelho
Figura 5 – Diagrama completo do aparelho

 

A placa de circuito impresso para a montagem é mostrada na figura 6.

 

   Figura 6 – Placa para a montagem
Figura 6 – Placa para a montagem

 

Na montagem, observe cuidadosamente as posições dos circuitos integrados e do transistor e a polaridade dos diodos.

Os resistores são de 1/8 W com qualquer tolerância e o alto-falante é do tipo pequeno de 4 ou 8 Ω.

Pode ser usado um buzzer piezoelétrico diretamente no pino 6 do integrado, eliminando-se o transistor e o resistor de base.

Para testar e jogar, desligue todas as chaves de S3 a S12 e ligue o aparelho em S1.

Aperte por um instante S1 e solte.

Vá então fechando as chaves de S3 a S12.

O alarme deve soar quando somente uma delas for acionada.

Abra todas as chaves e pressione novamente S2.

Novamente, fechando uma a uma as chaves de S3 a S12, o alarme deve tocar quando outra chave (ou eventualmente a mesma for fechada).

Este é o procedimento para jogar.

 

CI-1, CI-4 – 7400 – circuitos integrados TTL

CI-2 – 7490 – circuito integrado TTL

CI-3 – 7442 – circuito integrado TTL

Q1 – BD135 – transistor NPN de média potência

D1, D2 – 1N4002 ou 1N4002 – diodos de silício

S1 – Interruptor simples

S2 – Interruptor de pressão NA

S3 a S12 – interruptores de pressão ou interruptores simples de alavanca

B1 – 6 v – 4 pilhas ou fonte

FTE – 4 ou 8 Ω – alto-falante pequeno

R1, R2 – 330 Ω – resistores – laranja, laranja, marrom

R3 – 1 k Ω – resistor – marrom, preto, vermelho

C1, C2 – 330 nF – capacitores cerâmicos ou poliéster

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, suporte de pilhas ou fonte de alimentação, caixa para montagem, fios, solda, etc.