Na segunda parte deste artigo damos os processos práticos de construção de caixas acústicas com alguns projetos que servem de base para os leitores que não desejam “quebrar a cabeça” com cálculos trabalhosos. Os projetos são sugeridos peias próprias fábricas de alto falantes com dimensões que já se adaptam aos alto-falantes existentes no mercado.

Nota: Artigo da Revista Saber Eletrônica de Junho de 1981.

 

COMO MONTAR

Para que o leitor construa sua própria caixa acústica não basta simplesmente boa vontade. Além das ferramentas básicas é preciso saber como escolher o material para o projeto e também como usá-lo corretamente. E se for desejada uma boa aparência final, será preciso saber como fazer o seu acabamento.

De início, o leitor deve pensar nas ferramentas necessárias à montagem da caixa.

As caixas acústicas normalmente são feitas de madeira compensada grossa (compensado naval) — (figura 1), já que o peso é importante para que elas não vibrem com uma potência maior de um amplificador.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Travessas de sarrafo são usadas para segurar em posição de montagem as diversas partes da caixa, e também para assegurar que a estrutura final seja forte (figura 2).

 


 

 

 

Cortar, marcar e pregar as diversas partes de uma caixa é uma tarefa delicada exigindo habilidade do leitor que, em caso de descuido pode não só não conseguir chegar a uma caixa no final de tudo como ainda perder seu material (figura 3).

 


 

 

 

As ferramentas básicas usadas são as seguintes (figura 4):

1 Esquadro para marcar as dimensões e as linhas de corte de todas as partes com precisão.

2. Serra para fazer o corte das diversas partes, sendo o seu tipo escolhido de acordo com o tipo de madeira trabalhada. O leitor deve ter um serrote comum para os cortes retos e uma serra tipo tico-tico para cortar as aberturas dos alto-falantes.

3. Furadeira (arco de pua ou elétrica) para fazer a marcação dos pontos de furos dos alto-falantes ou para colocação de parafusos de fixação.

4. Martelo para a colocação dos pregos de fixação, ou para a fixação das travessas.

5. Chave de fenda, se a montagem da caixa for feita com parafusos para madeira.

6. Formão para realização de juntas.

7. Material para o acabamento como pincel, lixa fina, etc. O uso destas ferramentas nas operações mais importantes é mostrado na figura 5.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O leitor deve ainda ter as ferramentas para a parte eletrônica ou seja:

a) o alicate de corte lateral para colocação dos fios.

b) o ferro de soldar para ligação dos alto-falantes. c) chave de fenda para fixação do alto-falante e eventual filtro.

A montagem deve ser feita numa sequência bem planejada com calma:

— De posse do projeto, faça um levantamento do material necessário à sua realização.

— Marque nas peças de madeira adquiridas, as partes da caixa usando o esquadro para que os ângulos retos sejam perfeitos.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

— Faça o corte das peças com cuidado.

— Faça os cortes para colocação dos alto-falantes somente depois de tê-los em mãos e verificar suas dimensões corretas

— Faça os encaixes das partes ou coloque as travessas de fixação (sarrafos). — Monte a caixa tomando cuidado para que não fiquem irregularidades nos encaixes.

— O acabamento é a parte final da montagem antes da colocação dos alto-falantes, havendo inúmeras possibilidades para este.

Em função de artigo publicado na revista 72 damos dois tipos de acabamento:

 


 

 

 

ACABAMENTOS

Terminada a montagem da caixa, antes de começar o trabalho de acabamento passe uma lixa número 120 em todas as suas partes externas.

 

1. Caixa pintada

Comece aplicando em toda superfície da caixa, massa corrida usando para esta finalidade uma espátula (figura 6). Espere secar esta massa por umas 4 horas e depois passe com cuidado uma lixa número 100 para tirar todas as irregularidades da massa.

Tire o pó da caixa e lixe mais uma vez com a mesma lixa 100 tomando cuidado para não atingir a madeira. A superfície da massa deve ficar perfeitamente lisa depois desta operação.

Escolha a tinta da cor de sua preferência e passe a primeira mão usando um rolo de espuma para as faces da caixa e um pincel para os pontos em que o rolo não alcançar.

Depois, passe a segunda mão para cobrir todas as falhas que ficarem após a passagem da primeira mão de tinta. Espere secar bem antes de fazer a colocação dos alto-falantes.

 

2. Caixa encerada ou envernizada

Uma coloração escura pode ser obtida para as caixas comuns com a utilização de uma tintura de extrato de nogueira.

O extrato de nogueira pode ser adquirido em casas de tintas. Para um par de caixas, o leitor precisará de aproximadamente 100g desta substância que será misturado em 1 litro de água.

Antes de usar, ferva a mistura por uns 2 minutos e depois deixe-a esfriar, coando-a em seguida com a ajuda de um pedaço de tecido.

A tintura é aplicada à caixa lixada com a ajuda de um pincel médio. Depois de seca a tintura passe uma lixa número 200 na caixa para remover irregularidades da aplicação.

A próxima tarefa será passar cera incolor na superfície da caixa tantas vezes quantas sejam necessárias para se obter bom brilho (2 ou 3 mãos serão suficientes para a maioria dos casos).

Se o leitor optar pela versão envernizada, depois de lixada a caixa após a aplicação da tintura de nogueira, passe verniz até obter o acabamento desejado, uma lata de verniz spray será suficiente para uma caixa de tamanho médio.

 

COLOCAÇÃO DO TECIDO

O pano usado na confecção de caixas acústicas para potências entre 30 e 60W acústicas é especial, denominado tecido ortofônico" existindo em diversos padrões nas casas de material eletrônico.

Se a parte frontal da caixa for recoberta por este tecido diretamente, conforme mostra a figura 7, esta deve ser pintada de preto fosco antes, para evitar que o tecido seja marcado. Se for usada uma armação, esta também deve ser pintada de preto fosco pelo mesmo motivo.

A fixação do tecido é feita com a ajuda de tachinhas numa operação que exige o máximo de cuidado para que não fiquem irregularidades.

 


 

 

 

OS PROJETOS

A primeira sequência de projetos é sugerida pela SELENIUM para sua série de woofers 700. São 4 projetos de caixas (cada), com as seguintes características:

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Obs.: os controles de nível são todos do tipo CN-50.

 

Nos projetos de 50 e 60W os tweeters são ligados em série enquanto as demais ligações são dadas nos divisores de frequência, nos folhetos da Selenium.

Com relação à madeira usada, deve ser a seguinte:

 


 

 

 

Na figura 8 damos então os desenhos das 4 caixas com todas as dimensões, inclusive a profundidade interna. Pormenores de fixação dos woofers são dados na mesma figura.

A Selenium faz as seguintes recomendações para a montagem das caixas acústicas:

a) A madeira deve ser compensada ou aglomerada, de preferência compensado laminado.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

b) Todos os lados e junções devem ser unidos com cuidado e colados, exceto o painel frontal que será parafusado (máximo 12 cm entre um parafuso e outro).

c) Marcar com (+) e (-) os terminais de ligação para evitar troca de polaridade.

d) Revestir o interior da caixa, menos os painel frontal com lã-de-vidro ou pasta de algodão de 50 mm de espessura.

e) O tecido ortofônico frontal deve ficar distante do painel dianteiro uns 2 cm para evitar vibrações. O tecido será fixado sobre um quadro de madeira de tiras de 2 x 3 cm.

g) O painel frontal por baixo do tecido ortofônico deve ser pintado de preto para que não apareçam zonas claras e escuras que prejudicam o aspecto da caixa.

O segundo projeto é sugerido pela ARLEN e é mostrado em pormenores na figura 9.

Esta caixa é projetada para suportar uma potência de 20W, (sendo, portanto, ideal para aparelhos estereofônicos de até 40W.

 

São usados dois alto-falantes: um woofer do tipo ARLEN 6CA 12/AS e um tweeter ARLEN ARA – 135. O difusor de frequência é do tipo ARLEN 2C/6 de 6 dB por oitava.

O volume total da caixa é de 8 litros, e no seu interior existe lã de vidro. Para a montagem deve ser usada madeira pesada de 16 mm de espessura e o máximo de cuidado o leitor deve tomar na realização dos encaixes que são colados.

O acabamento pode ser qualquer dos recomendados na parte inicial deste artigo.

Observe a colocação de massa de vedação ou guarnição ente o alto falante e a caixa para melhor fixação.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Ainda da ARLEN sugerimos a caixa AW-400 (profissional) para potências de 120W. O projeto desta caixa é mostrado em pormenores na figura 10.

São usados 4 alto-falantes:

1 woofer ARLEN AW-400/AS com resposta de frequência entre 20 e 4 000Hz.

2 "Horn" sendo um ARP - 460 e outro ARM - 135 e finalmente um tweeter 3TWPHF com resposta de 2 000 até 20 000 H z.

O divisor de frequência é do tipo 3C/12 de 12dB por oitava também da ARLEM.

Os mesmos cuidados na montagem desta caixa e da anterior são válidos.

A madeira usada deve ser de 30mm de espessura e o máximo de cuidado deve ser tomado com a realização dos encaixes colados.

A capacidade desta caixa é de 130 litros e o sistema é a "suspensão acústica de 4 canais".

Temos finalmente 6 sugestões de caixas acústicas NOVIK para potências entre 7 e 60 Watts por canal.

O desenho das caixas com suas dimensões é dado na figura 11. Os alto-falantes com as características das caixas são as seguintes:

Mini compacto - 2 canais:

Woofer - Novik 5 - FM ou 5 - FP

Tweeter - Novik NT—IF ou NT-2

Divisor de frequência: DN-4

Observação: ideal para minicassetes e música ambiente.

Potência por canal: 7 W

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Midrange - Novik - NM-4S ou NM-4E

Tweeter - Novik - NT-1F ou NT-1FE

Potência: 30 watts

Divisor de frequência - DN-2

Observações: alta-fidelidade.

 

Clássico — 3 canais:

Woofer - Novik - WN-12 x F ou WN-12F

Midrange - Novik - NM-4S

Tweeter - Novik - NT-1 FS

Divisor de frequência - DN-2

Potência: 50 W

Observações: alta fidelidade.

 

Concerto:

Woofer - Novik WN-15 x F

Midrange - Novik - NM-4S

Tweeter - Novik - NT-1 FS

Divisor de frequência: - DN-2

Potência: 60W

 

Observações: alta-fidelidade.

A Novik dá ainda em seus projetos algumas instruções importantes para a construção dos sonofletores:

A madeira deve ser do tipo "compensado marítimo" formado por 7 à 9 camadas de laminados com espessura entre 18 e 20 mm. Não recomenda a utilização de compensado "sarrafado" de 3 camadas que possui menor resistência às vibrações.

É importante que todos os painéis que formam o sonofletor tenham suas juntas coladas e firmemente parafusadas, sendo que os intervalos entre os parafusos não deverão ultrapassar 15 cm.

A tampa posterior deve ter, quando previsto, o furo retangular para os divisores por frequência. Para o divisor DN-4 o furo é de 72 x 80 mm e para o divisor DN-2 o furo é de 75 x 100 mm.

Os parafusos usados na fixação dos alto-falantes são do tipo auto atarrachante com arruelas de pressão. Os parafusos podem também ser do tipo 5/8" ou 1 com porca.

Os pórticos são construídos com papeIão liso de espessura mínima de 2 mm e máxima de 5 mm.

A tabela abaixo dá as medidas dos pórticos:

 


 

 

 

Estas medidas se referem ao corte do papelão que enrolado resultará nos tubos de dimensões desejadas.

Este artigo foi elaborado com informações obtidas de diversas obras especializadas:

1. Altavoces y cajas de ressonância para HiFi - Ricardo Stasny - Marcomho - Espanha.

2. Todo sobre altavoces - Fernando Estrada Vidal -Editorial Eletrônica Janzer- Espanha.

3. Speaker Systems (Building Hi Fi - Philips - Holanda.

4. Manual de Ba/fies y Altavoces - Francisco Rui Vassalo - Ceac - Espanha.

5. Sound systems installers’ handbook - Leo G. Sands – Howard W. Sams – USA