Para aplicações USB, a Atmel lançou no início de 2007 uma série de microcontroladores com cerne 80C52X2 com 6 ciclos de clock por instrução.(2008)
Esses microcontroladores podem trabalhar numa freqüência máxima de 48 MHz no modo x1 e em 24 MHz no modo X2. Além disso eles possuem ponteiros duplos de dados e uma UART (EUART) full-duplex, Txd e fixo tolerantes a aplicações de 5 V. Na figura 1 temos o diagrama de blocos desses microcontroladores.
Além disso destacamos nesses componentes três timers-contadores de 16 bits,e uma RAM de 256 bytes.
Os microcontroladores contam ainda com ROM on chip de 8/16/32 kbytes (conforme o tipo) on-chip, e EEPROM de 512 bytes. Os microcontroladores são disponíveis em diversos invólucros como o VQFP642 da figura 2 e o SO28 da figura 3.
Os microcontroladores dessa série possuem ainda um Integrated Power Monitor (POR/PFD) que supervisiona a fonte de alimentação interna.
O módulo é compliante com USB 2.0 possuindo velocidade máxima de 12 Mbps. O contador tem 5 canais programáveis (PCA) com 16 biits e saída de alta velocidade.
O oscilador on-chip de 0 a 32 Mhz tem um PLL analógico para síntese de 48 MHz. A faixa de tensões de alimentação vai de 2,7 V a 3,6 v e a interface SPI é tolerante à 5 V. Na figura 4 temos um circuito típico de aplicação desses componentes.
Os AT83C5134/5/6 têm dois modos de software selecionáveis para atividade reduzida ou para maior redução de consumo. No modo ideal, a CPU é congelada enquanto os timers, as portas seriais e o sistema de interrupção permanece operando.
No modo power-down a RAM é salva e o clock periférico é congelado, no entanto o dispositivo continua com a plena capacidade de acordas desse estado em função de eventos que ocorram na uSB ou venham de interrupções externas.
Os MCUs dessa série mantém todos os destaques dos 80C52 da Atmel com capacidade estendida de ROM, 256k de RAM interna e um sistema interno de interrupções de 4 níveis. Além disso, ele possui a UART e o timer-contador on chip, conforme destacamos.