Este receptor de FM e VHF saiu como chamada de capa de uma revista Eletrônica Total 22 de 1990. Era um receptor muito atraente para nossos leitores pela possibilidade de explorar uma movimentada faixa do espectro. Fez sucesso e é dele que tratamos neste artigo.

 


 

 

 

Naquela época, as transmissões de rádio em todas as faixas eram o principal meio de comunicações, como receptores AM de ondas médias e curtas, receptores de FM presentes em todos os locais. E havia ainda as faixas de VHF e UHF que eram ocupadas de forma especial.

Essa forma especial atraia os nossos leitores ávidos por explorar comunicações não convencionais como aviões, polícia, radioamadores, serviços públicos e muito mais.

No entanto, os receptores para estas faixas não eram comuns e, quando encontrados no comércio tinham preços proibitivos. Foi então que, percebendo isso, também devido às solicitações de nossos leitores, projetamos um receptor de FM e VHF que fosse fácil de montar, tivesse poucos ajustes e boa sensibilidade.

Fez sucesso. Projetamos então um receptor de FM e VHF que sintonizava diversas faixas de frequências que podiam ser selecionadas pela troca das bobinas. Uma sugestão era a adoção de um pequeno soquete de 2 pinos no qual a bobina da faixa escolhida seria encaixada.

Com as bobinas dadas, era possível explorar as frequências de 50 MHz a 150 MHz com excelente sensibilidade.

O circuito básico era um detector superregenerativo, que tem boa sensibilidade, mas a seletividade não era excelente e uma etapa de amplificação inicial com 1 transistor.

E, para alimentar um pequeno alto-falante havia um amplificador integrado de excelente ganho.

O resultado final surpreendia. Eu mesmo, com meu protótipo captava as transmissões da torre de controle do aeroporto de Guarulhos e as aeronaves que se aproximavam, além de viaturas de polícia.

Hoje este receptor ainda pode ser montado com facilidade, apenas sendo recomendado que o amplificador de áudio integrado seja substituído por tipos equivalentes modernos, mais fáceis de encontrar e que exigem menos componentes externos.

 

Leia o Artigo

https://newtoncbraga.com.br/projetos/20604-r%C3%A1dio-receptor-de-fm-e-vhf-art5028.html 

 

Assista ao Video

https://youtu.be/y9aCsRbHpIA