Durante um bom tempo, um circuito integrado da Texas Instruments foi utilizado como principal fonte de efeitos sonoros para diversos tipos de aparelhos, como por exemplo, brinquedos, computadores, jogos eletrônicos, etc. O circuito integrado em questão, SN76477, não é mais fabricado, mas existem ainda muitos a venda e com frequência recebemos pedidos de projetos que os aproveitem. Se você é um dos que possuem um SN76477 ou tem acesso a um deles em "pontas de estoque" que tal aproveitar uma das quatro sugestões que damos neste artigo.

Nota: Artigo publicado na Revista Saber Eletrônica 207 de 1990

 

O SN76477 consiste num circuito dedicado composto de todas as configurações possíveis para a geração de sons complexos como por exemplo sirenes, armas espaciais, ruídos de motor, etc.

Encontramos neste integrado desde um gerador de ruído branco, até moduladores e circuitos de modificação de formas de ondas que permitem ao projetista "trabalhar" no sinal gerado com facilidade.

O integrado é apresentado em invólucro DlL de 28 pinos, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

 

Este integrado fornece um sinal fraco em sua saída (pino 13) precisando de etapas de amplificação adicionais. A etapa mais simples que damos como exemplo utiliza dois transistores de uso geral, mas podem ser empregados amplificadores mais potentes.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

SIRENE/GUERRA ESPACIAL/ARMA LASER

 

Com esta configuração básica podemos gerar qualquer um dos três sons indicados, servindo como excelente base para jogos eletrônicos ou mesmo um dispositivo portátil para ser instalado em bicicletas ou outros brinquedos do mesmo tipo.

Na figura 2 temos o circuito completo do aparelho proposto.

A alimentação é feita com uma tensão de 5 V o que torna o circuito compatível com dispositivos TTL (usa a mesma fonte), mas podemos fazer uma fonte para esta tensão a partir de pilhas conforme mostram os circuitos da figura 3.

Os transistores de saída formam um par complementar, podendo ser usados equivalentes. Na verdade, no projeto original desenvolvido pela Texas Instruments, foram usados os tipos 2N3704 e 2N3703 que não são comuns em nosso país.

 


 

 

 

A função tiro é implementada com uma chavinha no pino 9, ligada ao + 5V. Modificações dos valores dos componentes podem ser experimentadas para se obter outros tipos de sons.

 

TIRO E EXPLOSÃO

 

Nosso segundo circuito produz o som de tiro ou de explosão conforme os valores dos componentes. O circuito é mostrado na figura 4.

Observe que utilizamos a mesma etapa de saída de áudio da versão anterior, e que também pode ser trocada por um amplificador de maior potência.

Para que o aparelho imite tiro o resistor RNF deve ser de 82 kΩ a explosão de 33 kΩ. Faça experiências com um trimpot "ou potenciômetro de 470 kΩ, se quiser. O gatilho é um interruptor de pressão ligado entre o pino 9 e 0 e +9V.

Os resistores são todos de 1/8 ou 1/4 W como na montagem anterior e o alto-falante deve ter bom rendimento para melhor qualidade no som gerado.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

 

LOCOMOTIVA OU HELICÓPTERO

 

Nosso terceiro circuito é uma excelente sugestão para os férreos modelistas ou então os que possuam um modelo de helicóptero e desejam acrescentar efeitos sonoros reais a este brinquedo.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Na figura 5 temos o circuito completo que utiliza a mesma etapa de saída de áudio das versões anteriores. O controle que temos pelo potenciômetro de 1MΩ é da velocidade do “motor”, ou seja, a taxa de repetição dos sons gerados.

Os resistores são todos de 1/8 ou 1/ W e os demais capacitores quando não eletrolíticos podem ser cerâmicos ou de poliéster.

 

 

SUGESTÃO

O circuito pode ser controlado diretamente pelo potenciômetro de velocidade do trem, para maior realismo. Para isso utilizamos o circuito mostrado na figura 6.

 


 

 

 

X1 é uma lâmpada de 6V x 50mA e Rx deve ser calculado para quem, na máxima velocidade, (máxima tensão na linha) tenhamos 6V na lâmpada.

Para 12 V temos:

 

R = 12 / 0,05

 

 

R = 250 ohms

 

Use 270R x 1 W; para 15 V use 330R x 1 W.

 

 

CARRO DE CORRIDA E BATIDA

Nosso último circuito produz o som do motor de um carro de corrida e quando o interruptor de pressão é acionado temos o "crash" da batida. A velocidade do motor é controlada por um potenciômetro de 100 kΩ que funciona como acelerador. Os dois resistores junto a este potenciômetro, tipicamente de 10 kΩ determinam a velocidade mínima e velocidade máxima. O circuito necessário para conseguir este efeito é mostrado na figura 7.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Os resistores são de 1/8 ou 1/4 W e os capacitores que não sejam eletrolíticos podem ser cerâmicos ou de poliéster. A etapa de saída de áudio é a mesma dos circuitos anteriores.

 

 

SUGESTÕES PARA PROJETOS

A montagem pode ser feita em placa de circuito impresso, para qualquer das configurações, devendo o montador tomar cuidado com os pinos do integrado, pois, em algumas versões em que o invólucro DIL é miniatura, é fácil, durante o processo de soldagem, haver o escorrimento de solda que curto circuite os terminais adjacentes.

 


 

 

Para uma aplicação a um amplificador de maior potência, aproveitando a etapa de dois transistores como uma espécie de pré-amplificador, temos o circuito da figura 8.

O transformador é do tipo saída para rádios transistorizados com um enrolamento de 8 Ω ligado ao circuito de efeitos sonoros e outro de 100 a 2 000 Ω que será ligado à entrada do amplificador de maior potência.

 


 

 

 

 

Ref: Application Note - Texas lnstrurnents

 

Para a alimentação da etapa de áudio uma fonte de 9 V deve ser usada, e esta fonte pode ter conjugados os 5 V para alimentação do SN76477 propriamente dito. Para este caso temos o circuito da figura 9.

O transformador tem secundário de 6 + 6 V ou 7,5 + 7,5 V e corrente de 50 mA a 250 mA.