O circuito apresentado pode ser intercalado entre uma antena de AM para ondas médias e curtas e mesmo uma antena de FM e TV de VHF para aumentar as intensidades dos sinais e possibilitar melhor recepção.
A alimentação é feita por uma bateria de 9 V e como o consumo é muito baixo, sua durabilidade será muito grande. É claro que existe a possibilidade de se usar uma fonte simples que, neste caso, não precisa ser estabilizada.
Transistores equivalentes podem ser usados e os capacitores devem ser todos cerâmicos. As conexões de entrada e saída do circuito devem ser bem curtas e preferivelmente, o aparelho deve ser instalado dentro de uma caixinha metálica que sirva de blindagem.
Na figura 1 temos o diagrama completo do reforçador de sinais ou amplificador de antena.
A montagem não é crítica, podendo ser realizada numa pequena ponte de terminais conforme mostra a figura 2. É claro que uma montagem melhor seria a realizada numa placa de circuito impresso.
Neste caso usamos conectores de entrada e saída para linha paralela de 300 ?. No entanto, podem ser usados conectores coaxiais se este for o tipo de cabo usado. Para receptores AM as entradas e saídas correspondem à antena e terra.
Na figura 3 temos um modo de se usar o amplificador com um rádio AM.
Q1 - BF494 ou equivalente - Transistor NPN de RF
R1 - 470k x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, amarelo
R2- 56k x 1/8 W - resistor - verde, azul, laranja
R3 - 10k x 1/8 W - resistor - marrom, preto, laranja
C1 - 10nF - capacitor cerâmico
C2 - 470 pF - capacitor cerâmico
C3 - 100 nF - capacitor cerâmico
S1 - Interruptor simples
B1 - 9 V - bateria
Diversos:
Ponte de terminais, conector de bateria, caixa para montagem, fios, solda, etc.