Os comparadores de janela ou comparadores de limite, como também são chamados, são usados para monitorar quando uma tensão de entrada está dentro de uma faixa pré-ajustada. A saída normalmente se mantém no nível alto quando a tensão de entrada está na faixa ajustada e no nível baixo quando a tensão de entrada sai da faixa pré-determinada.

Se as tensões de referência, que determinam a faixa de atuação do circuito, são derivadas de um mesmo divisor com resistores, uma característica de histerese não pode ser obtida sem que influa nos níveis de excursão do circuito.

 

Se as tensões de referência forem derivadas de forma independente, elas podem fazer com que a janela se alargue ou mesmo desapareça.

 

O circuito mostrado na figura 1 contorna estes problemas, com ajustes independentes de excursão e abertura da janela.

 

 

Comparador de Janela com Ajustes Independentes
Comparador de Janela com Ajustes Independentes

 

 

O circuito usado é o HA2841, um amplificador operacional da National Semiconductor que se caracteriza pela sua alta velocidade e baixa corrente de entrada.

 

Este circuito adiciona a tensão de entrada a tensão desenvolvida por Rt.

 

A largura da janela Rw é somada a saída do amplificador operacional como uma tensão offset.

 

O amplificador operacional tem dois circuitos de realimentação que contem os diodos D1 e D2.

 

O alto ganho em laço aberto do amplificador assegura que sempre um dos dois diodos esteja polarizado no sentido direto, independentemente de Rw fornecer a corrente de feedback, assim quando a soma das tensões de entrada (laço fechado e esta) e Irw passa por zero, a corrente que circula muda de um diodo para outro.

 

A saída do comparador sente a polaridade da comutação através do diodo e a saída do comparador muda.

 

O comparador HA4905 tem entradas que podem operar com fontes de 15 , assim a excursão de tensão de entrada pode ser casada com a excursão da tensão de saída.

 

Mesmo que a seção de entrada do HA4905 seja alimentada com 15 V, a seção de saída pode ser ligada do +5 V ao terra, o que possibilita a obtenção de saída compatível com lógica TTL.

 

Rt fixas a ponto de excursão em qualquer valor entre as tensões de alimentação e Rw ajusta a janela ente zero, quando a tensão do cursor é zero até aproximadamente 90% da excursão de entrada.

 

O ajuste do ponto de excursão deve ser feito antes para a faixa desejada e então a janela pode ser ajustada.

 

Os ajustes não interagem.