Nossa viagem no tempo neste momento é para os Estados Unidos no começo do século passado. Em especial vamos visitar bancas de jornais e revistas e livrarias que vendiam as revistas e publicações técnicas da época. Tenho em minha coleção muitos exemplares das revistas citadas, pois elas me influenciaram muito em minha carreira.

Sem dúvida, quando falamos em revistas de eletrônica antigas publicadas nos Estados Unidos não podemos começar de outra maneira senão visitando Hugo Gernsback, como já fizemos em outro artigo desta série.

Assim, no artigo Arqueologia 5 em que tratamos de publicações antigas, falamos da Electrical Experimenter que começou em 1913. Com artigos de colaboradores famosos como Tesla, Edison e outros ele também fazia revistas de ficção que revelaram autores como Asimov.

 

Edição de 196 com artigo de Tesla
Edição de 196 com artigo de Tesla

 

Na revista mostrada Tesla descrevia uma de suas invenções, que ao que parece não deu muito certo. Um emissor de eletricidade que poderia destruir inimigos.

Mas, para nós a história das revistas de eletrônicas americanas começa no tempo em que já praticávamos essa ciência e encontrávamos as revistas em lojas e bancas.

Assim, voltamos inicialmente nos anos 1929 com a revista Radio Craft, fundada por Gernsback que depois mudou de nome para Radio Electronics. Na imagem abaixo, a capa de uma revista de 1933.

Na internet pode-se ainda encontrar exemplares de colecionares que, evidentemente, custam muito caro.

 

 

Radio Craft de 1933 e uma Radio Electronics de 1975
Radio Craft de 1933 e uma Radio Electronics de 1975

 

Tenho diversos exemplares destas revistas em minha coleção. Posteriormente, a revista Radio Electronics se tornou Electronics Now, uma interessante revista prática com muitos projetos que facilmente podiam ser montados aqui.

Paralelamente surgiu em 1954 a revista Popular Electronics que logo se tornou uma das mais lidas nos Estados Unidos, servindo de iniciação para muitos famosos.

O próprio Bill Gates confessa que foi essa revista que lhe atraiu para o mundo da tecnologia. Num documentário que trata se sua carreira há uma cena em que ele está conversando com um amigo com um exemplar dessa revista na mão.

Devo também compensar que muito da minha atração dessa revista se deve a edição brasileira que começou a ser editada pelo Gilberto Afonso Pena (que me descobriu como autor) em 1961. Começando com uma seção chamada Eletrônica Para Juventude (disponível no site), logo me tornei colaborador da edição americana com diversos artigos publicados.

 

Capas de edição antiga e recente e da revista Poptronics
Capas de edição antiga e recente e da revista Poptronics | Clique na imagem para ampliar |

 

No ano 2000 a revista Radio Electronics se fundiu com a Popular Electronics se tornando Poptronics. Ainda colaborei com a revista até que a edição impressa deixou de ser feita. Houve uma tentativa de se fazer uma edição virtual, mas não foi muito longe.

Uma edição especial da Poptronics era feita em determinadas ocasiões com o nome de Experimenter Handbook contendo cokletâneas de circuito. Tenho algumas edições. Muitas outras edições especiais de projetos eram aditadas constantemente como: 101 projects, 99 IC Projects, Dudget Electronics, etc.

 

Algumas edições especiais da época
Algumas edições especiais da época

 

Uma revista importante dos Estados Unidos foi a Hands-On Electronics que acabou se fundindo com a Popular Electronics assim como a revista Electronics Now.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Não podemos deixar de incluir na série enorme de publicações americanas revistas como a Nuts & Volts.que existe até hoje e nela colaboraram amigos meus como Jeff Eckert meu agente nos Estados Unidos.

Fundada em 1992 e segundo tivemos informações o último número editado foi em junho de 2020.

 

Capa de Nuts & Volts recente
Capa de Nuts & Volts recente

 

Revistas destinadas a segmentos especiais da eletrônica também foram populares nos estados como a revista CQ destinadas a radioamadores, ou ainda, a Circuit Cellar do bem conhecido Steve Ciarcia que tendia a aplicações ligadas a computadores.

 

Circuit Cellar de Steve Ciarcia
Circuit Cellar de Steve Ciarcia

 

Outras revistas de destaque, das quais temos exemplares e merecem citação nessa nossa viagem ao passo são Elementary Electronics, Computer Craft, Modern Electronics, Radio News, Byte, Make, além de esquemários e catálogos de lojas como o da Radio Shack.

Em especial, encerramos com a revista Make que existe até hoje e pode ser considerada uma das maiores incentivadoras do movimento Maker através de Chris Anderson, um de seus editores. Além disso, ela mantém diversas publicações especiais como a mostrada abaixo juntamente com a capa de edição recente.

 

Exemplar recente da revista Make
Exemplar recente da revista Make | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Catálogo da Radio Shack
Catálogo da Radio Shack

 

Hoje os catálogos podem ser acessados pela internet e neles encontramos muito mais produtos de consumo como de componentes.

Voltamos ao futuro, mas prometemos que ainda teremos viagens para analisar exemplares especiais. Exemplares em que encontramos artigos que fizeram época.