A montagem de um bom multímetro encontra apenas um obstáculo: a precisão que se obtém depende da precisão dos componentes usados.
Para os leitores que não possuam nenhum instrumento em sua bancada e que estejam começando agora, uma tolerância de 5% ou 10%, que é a tolerância dos resistores comumente encontrados no comércio, pode ser aceitável.
Se este é o caso do leitor que não possui seu próprio instrumento de medição, por que não fazer esta montagem?
A chave seletora deve ser bipolar rotativa de 4 ou mais posições, sendo que só 4 posições serão utilizadas. Os resistores são todos de 1/2W e o potenciômetro de ajuste é sem chave.
O instrumento usado é de bobina móvel de O-1 mA (os leitores podem experimentar também VU-meters comuns, com alterações nos valores dos componentes). A escala do instrumento será preparada conforme mostra a figura.
A escala de correntes irá de 0 à 1 mA, enquanto que a escala de resistências irá de 0 à 2k, mas no sentido inverso. Para desenhar os pontos intermediários da escala de resistência, proceda do seguinte modo:
Primeiro coloca-se 0 no local equivalente a 1 mA, e 2000 no local equivalente a 0 mA. Depois, coloque a chave seletora na posição x1 ohm, e zere o aparelho, atuando sobre o ajuste.
Utilizando resistores de valores entre 0 e 2000 ohms, ligados entre as pontas de prova, com tolerância de 596 ou menos, vá anotando seus valores na escala. 0 autor aconselha utilizar resistores de 5, 10, 20, 30, 40, 50, 100, 200, 300, 500 e 1000 ohms, isso porque depois de marcados esses valores, os outros podem ser facilmente deduzidos.