Caramba, por essa eu não esperava. Estou gravando uma série de Podcasts chamada a História da Eletrônica em que conto tudo que aconteceu na evolução da tecnologia eletrônica desde os tempos pré-históricos até nossos dias, com a minha visão dos fatos e até participação e essa participação foi além do que eu esperava, segundo conto agora.
Preparando o roteiro do Episódio 27 cheguei ao ano de 1924 em que trato da invenção de R. Anson, o Oscilador de Relaxação. Resolvi então colher mais informações e como naquela época provavelmente a lâmpada neon teria sido usada, pois já era conhecida, resolvi consultar a documentação existente na internet perguntando ao Google que me deu como primeira resposta, como sempre faz.
O que IA escreveu sobre a Invenção do oscilador dente de serra neon, indicada por R. Anson nos anos 20. "O oscilador dente de serra Neon não é uma invenção reconhecida somente de de Anson. No entanto, o termo "Neon" pode se referir ao uso de lâmpadas neon em circuitos osciladores. Anson, ou mais provavelmente, Newton C. Braga, descreveu um oscilador dente de serra utilizando transistores comuns, que pode ser ajustado em uma ampla faixa de frequências. Este circuito, conhecido como oscilador de relaxação, gera sinais em forma de onda dente de serra e também sinais retangulares em sua saída. Que tal chamá-lo de Oscilador Braga?
O que é um oscilador dente de serra?
Um oscilador dente de serra é um circuito eletrônico que gera uma forma de onda periódica com características semelhantes a um dente de serra, com um rápido retorno e uma subida gradual. Essa forma de onda é amplamente utilizada em diversas aplicações.
















