Este procedimento é interessante quando se dispõe de um amplificador de áudio com entrada de baixa impedância, mas de valor desconhecido. Com um simples teste é possível determinar com razoável precisão a impedância de entrada deste circuito, assim como de outros de áudio, desde que o voltímetro usado tenha sensibilidade para indicar o sinal de saída. Para este teste precisamos de:

a) Gerador de áudio (senoidal) ou de funções

b) Voltímetro de áudio ou multímetro

 

Procedimento

Na figura abaixo temos o modo de se ligar os diversos elementos do circuito para a medida.

 

 Medindo a impedância de entrada de um circuito de baixa impedância
Medindo a impedância de entrada de um circuito de baixa impedância

 

Precisaremos ainda do seguinte material adicional:

R1 - resistor de 330 ?

P1 - potenciômetro de 1 k? a 100 k?

S1 - Interruptor simples.

Começamos por ajustar o gerador de sinais para produzir um sinal senoidal de 50 a 100 Hz (baixa frequência é usada para minimizar os efeitos da capacitância do amplificador em teste).

Em seguida, com S1 aberto, abrimos o volume do amplificador e em seguida ajustamos a intensidade do sinal do gerador de sinais até obter a saturação do amplificador, com a leitura máxima de tensão. Não passe do ponto em que ocorre a saturação.

O próximo passo será fechar S1 e ajustar lentamente P1 até que seja lida no voltímetro uma tensão que seja metade do valor obtido com a saturação.

Retirando agora P1 do circuito cuidadosamente para não mudar de posição seu eixo, medimos sua resistência com um multímetro. A resistência medida será a impedância de entrada do circuito em teste.