A Sanken-Allegromicro (www.allegromicro.com) tem na sua linha de produtos o circuito integrado SLA6805MP que consiste num módulo inversor de potência (IPM) capaz de fornecer uma solução robusta para controles de motores trifásicos em sistemas que exijam o controle de velocidade. Neste artigo, baseados na documentação da Sanken-Allegro, damos uma sugestão de circuito de aplicação para este componente.(2008)
O circuito integrado SLA6805MP tem características de melhor aproveitamento de energia, sendo portanto ideal para aplicações comerciais e residenciais que operem com tensões de entrada de 85 a 235 Vac. Suas saídas podem fornecer uma corrente contínua máxima de 3 A. Na figura 1 temos os três invólucros SIP em que o circuito integrado está disponível.
No entanto, eles podem suportar uma tensão instantânea máxima de 600 V, que é a tensão de ruptura dos IGBTs.
O SLA6805MP inclui num único invólucro todos os elementos de potência (IGBTs), dois circuitos pré-driver, seis diodos fly-back, necessários para configurar o circuito principal de um inversor. Estes recursos possibilitam a configuração de um circuito de controle com um mínimo de componentes externos. Na figura 2 temos o circuito funcional do CI.
Dentre as aplicações sugeridas pelo fabricante temos:
* Ventiladores de sistemas de ar condicionado
* Compressores de refrigeradores
* Bombas de lavadoras de louças
Na figura 3 temos então um circuito prático para utilização deste circuito integrado.
Apesar do CI ser dotado de resistores pull down de 100 k?, recomenda-se a utilização de outros externos para melhor estabilidade de funcionamento. Para detecção de corrente externa (carga) deve ser usado um resistor (Rs). Este resistor é calculado pela fórmula:
Rs = 0,5/Io
Onde Io é a corrente em ampères a ser detectada como sobrecorrente
Rs é o valor do resistor em ?.
Os capacitores eletrolíticos externos devem ser instalados os mais próximos quanto seja possível dos pinos correspondentes do circuito integrado. Se mesmo assim, houver uma susceptibilidade à ruídos externos, ligue em paralelo com os eletrolíticos capacitores cerâmicos de valores apropriados.
Principais destaques:
* Circuito pré-driver está incluído
* Possui elementos de potência IGBTs
* Entradas compatíveis com lógica CMOS de 5 V
* Circuito de proteção para controlar quedas de tensão na alimentação
* Proteção contra sobre-corrente (OCP)
* Sinal de falha de saída durante a operação para circuito de proteção.
* Corrente de saída de 3 A
* Invólucro SIP de 23 pinos em três formatos.