Neste artigo mostramos a montagem de Fischertechnik que possui elementos pneumáticos. Aproveitamos também para explorar um conceito de pneumática.
Nota: O artigo saiu numa Mecatrônica Fácil de 2004
Vendo todos os kits da Fischertechnik que estavam disponíveis na Redação, logo o que me chamou mais atenção foi o de Pneumática. Fiquei muito curioso e ansioso para montá-lo, então resolvi levá-lo para casa. Minha ansiedade ficou pequena comparada a dos meus filhos (uma menina de 11 anos e um menino de 9 anos).
Realmente o kit despertou uma curiosidade tremenda neles, queriam abrir a embalagem, saber como montar, como iria funcionar, enfim, queriam saber se poderiam me ajudar a montá-lo. Depois de certas negociações (lição de casa!), liberamos a mesa da sala, abrimos a caixa e pegamos o manual. O mesmo oferecia várias opções de montagens, resolvemos montar a escavadeira que, além de estar na foto da caixa, nos pareceu mais interessante pelos movimentos.
Começamos a montagem tentando achar as peças nas dezenas de saquinhos do kit. Ficou difícil, pois não era prático encontrá-las devido haver diversos tipos de peças (figura 1). Então decidimos abrir todos os saquinhos e separar as peças em cima da mesa, lembrando a montagem de um grande quebra-cabeça. Dessa maneira foi muito bom e divertido: todos procurando as peças para cada fase da montagem.
Montamos inicialmente a unidade pneumática (figura 2), começamos montando o motor na base (figura 3), colocamos o cilindro (azul) para armazenar o ar comprimido e também o eixo de manivela (figura 4) que vai acionar o citado cilindro (figura 5). Colocamos




Colocamos a polia no eixo de manivela (figura 6) e fizemos a conexão dos fios da - chave liga/desliga no motor (figura 7). Por último colocamos o elástico entre o eixo do motor e a polia (figura 8), o elástico faz o papel de uma correia que irá transmitir o movimento do motor para a polia.



Passamos então, ao corpo da escavadeira. Começamos pela placa da base (figura 9), colocamos a base rotativa e os pilares de suporte (figura 10). Depois de montar a estrutura da base rotativa, colocamos o compressor montado (figura 11). Como a nossa escavadeira irá ter três movimentos, montamos o bloco com três válvulas pneumáticas para controlar os cilindros desses movimentos (figura 12). Encaixamos as válvulas na base rotativa (figura 13).




Agora vamos utilizar os cilindros pneumáticos (figura 14) na articulação principal (figura 15) e da pá (figura 16), colocamos as rodas (figura 17) a cabine do operador (figura 18). Colocamos a bateria no compartimento (figura 19) e as mangueiras nos cilindros pneumáticos e nas válvulas de controle (figura 20).







Pronto, depois de aproximadamente 4 horas de trabalho conseguimos finalizar a montagem e brincamos até acabar a bateria!
Apesar da diversão da montagem, é possível aprender os conceitos básicos da pneumática. O compressor é o elemento que irá gerar ar comprimido para ser armazenado no reservatório. Note que temos duas válvulas no reservatório, uma que permite somente a entrada de ar vindo do compressor e outra de pressão que desliga e limita a pressão do ar no interior do reservatório.
Conectado ao reservatório na linha de pressão, temos os elementos atuadores e controladores. Na figura o controlador é a válvula de duas vias, que direciona o ar para a parte superior ou inferior do cilindro (nosso elemento atuador), fazendo com que ele realize os movimentos desejados.
CONCLUSÃO
O kit atingiu seu objetivo, mostrando de maneira simples conceitos de pneumática e conseguimos montar um sistema somente com elementos mecânicos e pneumáticos com exceção do motor elétrico. Em relação aos meus filhos, foi incrível acompanhá-los estudando as figuras do manual e vendo como iriam montar cada parte da escavadeira.

















