Neste artigo mostramos a montagem de Fischertechnik que possui elementos pneumáticos. Aproveitamos também para explorar um conceito de pneumática.

 

Nota: O artigo saiu numa Mecatrônica Fácil de 2004

Vendo todos os kits da Fischertechnik que estavam disponíveis na Redação, logo o que me chamou mais atenção foi o de Pneumática. Fiquei muito curioso e ansioso para montá-lo, então resolvi levá-lo para casa. Minha ansiedade ficou pequena comparada a dos meus filhos (uma menina de 11 anos e um menino de 9 anos).

Realmente o kit despertou uma curiosidade tremenda neles, queriam abrir a embalagem, saber como montar, como iria funcionar, enfim, queriam saber se poderiam me ajudar a montá-lo. Depois de certas negociações (lição de casa!), liberamos a mesa da sala, abrimos a caixa e pegamos o manual. O mesmo oferecia várias opções de montagens, resolvemos montar a escavadeira que, além de estar na foto da caixa, nos pareceu mais interessante pelos movimentos.

Começamos a montagem tentando achar as peças nas dezenas de saquinhos do kit. Ficou difícil, pois não era prático encontrá-las devido haver diversos tipos de peças (figura 1). Então decidimos abrir todos os saquinhos e separar as peças em cima da mesa, lembrando a montagem de um grande quebra-cabeça. Dessa maneira foi muito bom e divertido: todos procurando as peças para cada fase da montagem.

 


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Montamos inicialmente a unidade pneumática (figura 2), começamos montando o motor na base (figura 3), colocamos o cilindro (azul) para armazenar o ar comprimido e também o eixo de manivela (figura 4) que vai acionar o citado cilindro (figura 5). Colocamos

 


 

 

 


 

 

 


 

 

 


 

 

 

Colocamos a polia no eixo de manivela (figura 6) e fizemos a conexão dos fios da - chave liga/desliga no motor (figura 7). Por último colocamos o elástico entre o eixo do motor e a polia (figura 8), o elástico faz o papel de uma correia que irá transmitir o movimento do motor para a polia.

 


 

 

 

 


 

 

 


 

 

 

Passamos então, ao corpo da escavadeira. Começamos pela placa da base (figura 9), colocamos a base rotativa e os pilares de suporte (figura 10). Depois de montar a estrutura da base rotativa, colocamos o compressor montado (figura 11). Como a nossa escavadeira irá ter três movimentos, montamos o bloco com três válvulas pneumáticas para controlar os cilindros desses movimentos (figura 12). Encaixamos as válvulas na base rotativa (figura 13).

 


 

 

 


 

 

 


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Agora vamos utilizar os cilindros pneumáticos (figura 14) na articulação principal (figura 15) e da pá (figura 16), colocamos as rodas (figura 17) a cabine do operador (figura 18). Colocamos a bateria no compartimento (figura 19) e as mangueiras nos cilindros pneumáticos e nas válvulas de controle (figura 20).

 


 

 

 


 

 

 

 


 

 

 

 


 

 

 

 


 

 

 

 


 

 

 

 


 

 

 

Pronto, depois de aproximadamente 4 horas de trabalho conseguimos finalizar a montagem e brincamos até acabar a bateria!

Apesar da diversão da montagem, é possível aprender os conceitos básicos da pneumática. O compressor é o elemento que irá gerar ar comprimido para ser armazenado no reservatório. Note que temos duas válvulas no reservatório, uma que permite somente a entrada de ar vindo do compressor e outra de pressão que desliga e limita a pressão do ar no interior do reservatório.

Conectado ao reservatório na linha de pressão, temos os elementos atuadores e controladores. Na figura o controlador é a válvula de duas vias, que direciona o ar para a parte superior ou inferior do cilindro (nosso elemento atuador), fazendo com que ele realize os movimentos desejados.

 

 

CONCLUSÃO

 

O kit atingiu seu objetivo, mostrando de maneira simples conceitos de pneumática e conseguimos montar um sistema somente com elementos mecânicos e pneumáticos com exceção do motor elétrico. Em relação aos meus filhos, foi incrível acompanhá-los estudando as figuras do manual e vendo como iriam montar cada parte da escavadeira.

 

 

 

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