Este artigo foi publicado em 1977, baseado no ART2765, o microamplificador de áudio transistorizado que descrevemos na ocasião. O mesmo projeto pode ser elaborado atualmente com amplificadores mais modernos.
O micro-amplificador pode ser usado como um receptor indutivo para o som de seu televisor, permitindo a escuta individual remota em fone, de seus programas. Com isso você não precisa se preocupar com os vizinhos ao assistir seus programas até altas horas da noite.
Nesta aplicação para o micro-amplificador ligamos à saída de som do televisor (numa adaptação simples de ser feita), uma bobina de modo a poder realizar a sua transmissão indutiva para as proximidades.
Na entrada do micro--amplificador é ligada uma bobina captadora que tem por função levar o som captado indutivamente ao micro-amplificador e depois de um aumento de sua intensidade a um fone de ouvido.
Assim, sem fios o leitor pode ter o som individual de seu televisor, conectando um fone ao micro-amplificador de modo que, uma vez acomodado para seu programa predileto, não haverá necessidade de outros ajustes (figura 1).
A bobina emissora que será ligada à saída de som do televisor pode ficar oculta sob o tapete ou ainda sob a poltrona em que se desejar ter a escuta.
COMO FUNCIONA
Em lugar de aplicarmos o som do televisor à bobina móvel de seu alto-falante, aplicamos o sinal a uma bobina de modo que a corrente que deveria ser responsável pela produção de som passa a ser responsável pela produção de um campo magnético que tem as suas características.
Esse campo magnético pode ser captado por uma segunda bobina colocada nas proximidades a qual sob sua influência se vê percorrida por uma corrente que têm as suas mesmas variações. Se essa corrente for amplificada e aplicada a um fone o resultado será a reprodução do som original que deveria ser reproduzido pelo alto-falante.
O alcance do campo magnético da bobina transmissora depende em muito da sensibilidade do receptor. Para uma bobina segundo as instruções dadas, esse alcance é da ordem de 3 metros, mas pode haver melhoria se tanto a bobina transmissora como a receptora for alterada.
MONTAGEM
Começamos pela bobina transmissora e pelas modificações que devem ser feitas no televisor para sua adaptação. Para a ligação no aparelho de TV, observe a figura 2.
Tudo que você terá de fazer é interromper um dos fios que vai ao alto-falante e realizar as conexões numa chave de 1 polo x 2 posições de modo que, quando esta estiver para cima a bobina entra em ação para o som remoto, e quando estiver para baixo o alto-falante funciona normalmente.
Com relação à bobina emissora é muito importante observar-se que sua resistência deve ter aproximadamente a mesma impedância da saída de áudio do televisor, ou seja, da ordem de 8 ohms. Para esta finalidade deve-se obedecer rigorosamente as especificações dadas na figura 3.
Com os comprimentos indicados de fio esmaltado têm-se uma resistência tal que não há sobrecarga do televisor e uma boa emissão de sinal.
O tamanho da bobina depende muito de sua instalação. Para ser colocada sob um tapete de modo que os sinais possam ser ouvidos em toda a sala a bobina deve ter aproximadamente as mesmas dimensões desse tapete.
Para uma escuta numa poltrona única, colocada sob esta poltrona a bobina pode ter apenas 1 x 1 m. A quantidade de fio deve, entretanto, ser sempre obedecida.
O RECEPTOR.
Para o receptor você precisará do seguinte material:
1 micro-amplificador completo na versão de 4,7 K ohms para R3.
1 potenciômetro de 100 com chave.
1 fone de ouvido para baixa impedância.
1 suporte para 4 pilhas pequenas.
1 bobina captadora (ver texto).
Começamos pela bobina captadora para a qual existem três opções.
A primeira consiste na utilização de uma bobina captadora para telefone a qual pode ser adquirida pronta. A segunda possibilidade consiste na utilização do enrolamento primário de um transformador de saída para válvulas do qual tenhamos retirado o núcleo de metal. A terceira possibilidade consiste em se enrolar 2.000 ou mais espiras de fio esmaltado fino, num bastão de ferrite. A figura 4 dá uma ideia dos três tipos de bobinas captadores que podem ser utilizadas.
É claro que o leitor pretenderá montar sua unidade de escuta remota numa caixa de boa aparência.
O controle de volume que é o potenciômetro de 100 k ohms deverá então ser dotado de um knob, e a ligação do fone deve ser feita por meio de um jaque apropriado.
Observamos que a bobina deve ficar sempre em posição tal que seu núcleo fique paralelo ao núcleo imaginário da bobina transmissora, ou seja, as espiras das duas bobinas devem ficar em planos paralelos.
Na figura 5, é dado o diagrama completo do micro- amplificador, mostrando que no potenciômetro de 1ookQ temos um controle de volume e também o interruptor.
Siga a disposição real dos componentes dada na figura 6, se tiver dúvidas na interpretação de diagramas.
Usando a Unidade
Instalada a unidade no televisor, coloque as pilhas no suporte e ligue o televisor sintonizado num programa. Coloque o volume do televisor num ponto médio e acione a chave que liga a bobina externa.
A seguir, ligue a unidade captadora abrindo seu volume até ouvir no fone o sinal do televisor.
Procure orientar sua caixinha até o ponto de máximo volume, pois conforme dissemos, se a bobina receptora não estiver paralela a bobina emissora o rendimento do sistema será dos mais baixos.
Importante: o aparelho só funciona satisfatoriamente com fones da baixa impedância.


















