O circuito apresentado é sugerido pela Maxim (www.maxim-ic.com) em seu Application Note 1021, consistindo num driver para LEDs brancos capaz de operar com tensões de 1,6 a 5,5 V de entrada.

O circuito consiste numa fonte de corrente constante chaveada que pode operar tanto no modo step-down (redutor) como step-up (elevador) de tensão, resultando disso uma alta eficiência na alimentação de LEDs.

O circuito é indicado para aplicações que fazem uso de baterias, especificamente alimentação de duas pilhas NiMH ou Alcalinas.

Leva-se em conta nessa aplicação que os LEDs brancos precisam tipicamente de uma tensão de 3,6 V, exigindo ainda uma corrente da ordem de 20 mA. As especificações de tensão desses componentes, normalmente são dadas para uma faixa de tensões entre 3,0 e 4,0 V.

Isso significa que, para se garantir uma operação segura desses componentes em aplicações que fazem uso de baterias é sempre indicado a presença de um conversor DC-DC.

Assim, no projeto indicado, garante-se que o LED vai receber a tensão apropriada para seu funcionamento, numa faixa de tensões de entrada de 1,6 V a 5,5 V, o que está dentro das exigências de equipamentos que sejam alimentados por duas células.

Na figura 1 temos o diagrama da aplicação que alimenta até 6 LEDs com alimentação de entrada de 2,5 V. O circuito polariza os LEDs com correntes de 15 mA da entrada.

 


 

 

 

Na figura 2 temos um gráfico em que mostramos a eficiência desse circuito em função da tensão da bateria.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Esse gráfico foi obtido com a utilização de LEDs com uma tensão

direta de 3,6 V e corrente de 20 mA. Assim, variações podem ocorrer com LEDs que apresentem outras características.

As correntes dos LEDs podem ser alteradas com a troca de valor do resistor de polarização externa. Uma outra possibilidade também consiste no controle de brilho por PWM utilizando-se a entrada SHDN do circuito integrado.

Também observar-se uma pequena redução do brilho dos LEDs quando as tensões de entrada atingem os mínimos. Isso vai ocorrer tipicamente com tensões abaixo de 1,9 V. Esse valor, entretanto, já significa o fim da vida útil para o caso de estarem sendo usadas duas pilhas comuns, por exemplo.