Encontrar uma configuração para determinada aplicação não é fácil. A possibilidade de se ter uma referência com componentes já calculados, com uma disposição de componentes que temos dúvidas quando ao funcionamento é algo muito importante para quem pratica eletrônica. Sentimos esse problema desde o início de nossa carreira, nos anos 70, e esse problema se agravou à medida que nossa biblioteca aumentava.

Sabíamos que em determinada revista ou em determinado livro havia um circuito que fazia aquilo que desejávamos. Gostaríamos de consultar para ter ideias ou ver como um determinado problema de configuração foi resolvido. Tivemos então a ideia inicial de catalogar circuitos. Isso significava que, quando encontrávamos numa publicação um circuito que poderia ser interessante, anotávamos o local. Isso foi tremendamente útil para desenvolvermos nossos projetos. Podíamos comparar os resultados de nossos cálculos com os obtidos em configuração semelhantes de diversas fontes. Com o início do meu trabalho nas publicações esse arquivo passou a ser muito útil, pois criei uma seção chamada “Circuitos e Informações” que se tornou tão útil que depois se tornou uma série de livros de sucesso. Mais tarde, uma nova série, com a mesma pegada surgiu e fez muito sucesso com edições em espanhol também: Circuitos e Soluções.

Com o início das atividades do meu site, e é claro com a disponibilidade de um bom scanner passei a escanear todos, e colocar numa seção que chamei de “Banco de Circuitos” e até fiz diversos livros colhendo circuitos de temas específicos criando a série “100 Circuitos”. Essa seção é hoje o maior banco de circuitos em língua portuguesa e também em espanhol, com mais de 15 000 deles disponibilizados e igual quantidade por entrar. Para quem projeta, estuda, precisa referências, deseja conferir seus cálculos de uma configuração, deseja saber como eram circuitos semelhantes no passado, trata-se de uma seção de enorme valia. Lembramos que os circuitos não são da nossa autoria na maioria dos casos. Colocamos também os nossos, que experimentamos na prática. Muitos precisam eventualmente ser analisados, pois podem necessitar de uma “otimização”, mas certamente a seção é de extrema utilidade se você precisa de uma boa ideia para um projeto, já que muitos podem ser modernizados, podem ser adaptados para fazer parte de projetos mais complexos, como shields, ou simplesmente para lhe dar ideia para uma montagem para ensinar seus alunos ou passar um fim de semana chuvoso na bancada.

Nota: Este texto foi publicado na minha página do Facebook.

 

*Acesse o link:

Banco de Circuitos

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-de-circuitos.html 

 

Livros da série 100 Circuitos: https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/livros-tecnicos.html