Monte um simples alarme com apenas um SCR como elemento principal para proteger seu patrimônio de maneira econômica e eficiência.
Os reed-switches são interruptores de lâminas que podem ser acionados pelo campo magnético de uma bobina ou imã, conforme sugere a figura 1.
Podemos manter um reed-switch fechado pela proximidade de um imã. Se o imã for afastado do reed-switch ele abre seus contatos.
Prendendo em lugar fixo (batente de porta ou janela) o reed-switch e na parte móvel um pequeno imã teremos um eficiente alarme para a proteção de entradas. A movimentação da porta ou janela, afasta o reed-switch do imã e o alarme é acionado.
Temos então o circuito proposto que é mostrado na figura 2.
Os reed-switches permanecem todos fechados na condição de espera, desviando uma pequena corrente para a terra, evitando que o SCR seja disparado.
Se qualquer um dos reed-switches for aberto (pela ação do intruso) a corrente pode chegar ao SCR (comporta) e dispará-lo.
Com o disparo o relê K1 fecha seus contactos ativando o alarme e assim permanece até que S1 seja desligado e ligado novamente.
Veja que, pelas características do SCR, não adianta fechar a porta ou janela novamente depois do disparo, pois o SCR não desliga.
A corrente de repouso é dada pelo valor de R1 e fica em torno de 0,2mA para uma alimentação 12 V e 0,1mA para 6 V o que significa uma durabilidade ilimitada para as pilhas, se forem usadas na alimentação.
O consumo maior só ocorre no momento do acionamento do relê.
O terminais A, B e C são ligados ao circuito externo de aviso.
Veja o leitor que damos a colocação de apenas 3 reed-switches em série no diagrama, mas nada impede que no projeto final tenhamos mais unidades.
Na figura 3 damos a placa de circuito impresso.
SCR - MCR106, CI06 ou TIC106 – SCR comum
D1 - 1N4I48 ou equivalente - diodo de uso geral
K1 – Relé de 6 V ou 12 V
R1 – 47 k X 1/8 W - resistor (amarelo, violeta, laranja)
R2 – 1 k X 1/8 W - resistor (marrom, preto, vermelho)
S1 - interruptor simples
B1 - 6 ou 12 V - pilhas ou fonte de alimentação
Diversos: reed-switches e ímãs, suporte para pilhas, placa de circuito impresso, fios, solda, etc.