Um dos problemas de amplificadores comuns quando usados em sistemas de sonorização ambiente, propaganda em veículos ou serviços de alto-falantes é que eles não tem sensibilidade para fornecer a potência total de áudio quando excitados a partir de um microfone comum. O pré-amplificador que descrevemos resolve este problema.
Descrevemos neste artigo um simples pré-amplificador de áudio para ser usado com microfones, permitindo a excitação de amplificadores de diversos tipos à plena potência.
Uma das características mais importante deste projeto é que podemos estabelecer seu ganho, em função da fonte de sinal, com o simples dimensionamento de uma componente (R3).
O circuito, alimentado por tensões de 12 V pode ser usado com eficiência em sistemas móveis alimentados por bateria, o que o toma elemento indispensável em sistemas de propaganda.
O circuito integrado é bastante comum, e podemos trocá-lo por um TLO82 (duplo) caso desejamos a mesma versão em estéreo, com duas entradas e duas saídas de sinal.
CARACTERÍSTICAS
Tensão de alimentação: 12 V
Ganho: 2 a 100
Impedância de entrada: 47 k ohms
A base do projeto é um amplificador operacional com transistor de efeito de campo na entrada do tipo TL081 ou equivalente.
Este componente garante uma elevada impedância de .entrada ao circuito e tem um ganho que é determinado pela realimentação.
No nosso caso, em função do valor escolhido de R3 podemos ter ganhos conforme a Tabela 1.
Para microfones de eletreto um resistor de 270 e 470 ohms deve ser usado já que este componente já possui um sinal de boa saída.
Para outros tipos de microfones devemos usar valores mais elevados para R3.
A alimentação do circuito é feita com uma tensão de 12 V que pode vir de bateria ou fonte ou do próprio amplificador com que o circuito operar.
Na figura 1 temos o diagrama completo do pré-amplificador (versão monofônica), já que para a versão estereofônica devemos montar dois canais semelhantes com um TL082, por exemplo.
A disposição dos componentes na placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.
Os fios de entrada e saída dos sinais devem ser blindados para se evitar a captação de zumbidos, já que se trata de circuito muito sensível.
Um ponto de aterramento comum é conveniente para se evitar ao máximo este problema.
Para o integrado sugerimos a utilização de um soquete DIL que facilita a troca e evita o excesso de calor na soldagem.
Os resistores são de 1/8 ou 1/4 W com 5 a 20% de tolerância e os eletrolíticos são para 12 V ou mais.
O capacitor C4 deve ser Os jaques de entrada e de saída são de acordo com cabos e microfones usados.
Ligue a saída do pré-amplificador à entrada do amplificador. Ajuste o volume no próprio amplificador e conecte à entrada do pré.
Falando diante do microfone devemos ter a excitação do amplificador. Se houver microfonia (forte apito) afaste o microfone do alto-falante do amplificador.
Se não houver excitação suficiente do amplificador, ou seja, mesmo com o volume todo aberto, reduza o valor de R3 até obter o ganho desejado.
Se ocorrerem roncos, verifique as blindagens dos cabos. Para usar no automóvel, intercalamos o positivo da alimentação e a fonte um fusível de 100 a 250 mA.
CI-1 – TL081
Capacitores: (eletrolíticos p/ 12 V ou mais)
C1 - 2,2 uF - eletrolítico
C2 - 47 MF - eletrolítico
C3 - 4,7 uF - eletrolítico
C4 - 100 nF - cerâmico
C5 - 100 [LF - eletrolítico
Resistores: 1/8 ou 1/4 W
R1 e R2 - 47 k ohms
R3 - ver texto - valor segundo o ganho desejado.
R4 - 100 k ohms
J1 e J2 - jaques conforme a entrada e saída
Diversos: placa de circuito impresso, soquete DIL de 8 pinos para o Integrado, fios blindados, caixa para montagem, suporte de fusível e fusível para uso no automóvel, parafusos, porcas, separadores, etc.