Garagens apertadas são um problema para possuidores de veículos grandes. Com o dispositivo eletrônico que descrevemos os problemas de estacionamento nestes casos são resolvidos.
Trata-se de um simples porém utilíssimo aviso ou alerta de estacionamento que faz acender uma luz vermelha de PARE no momento em que seu carro chegar a posição ideal dentro de uma garagem sem tocar numa parede ou em outro objeto.
O sistema se baseia num sensor foto-elétrico que detecta a posição do carro acionando uma lâmpada de aviso no momento em que isso ocorre.
Na condição de espera o consumo é muito baixo o que permite que ele ñque permanentemente ligado.
Simples de montar e instalar ele não usa sensores mecânicos, é seguro e eficiente.
CARA CTERÍSTICAS
Tensão de alimentação: 110/220 V c.a.
Consumo: 10 W (min) em operação 5 W - em espera
Uma lâmpada de baixo consumo numa pequena caixa fechada é posicionada de modo a iluminar um sensor (LDR) conforme mostra a figura 1.
Montado num tubo, o sensor tem ação direcional e só responde à lâmpada. Quando um carro atingir a posição ideal de estacionamento ele corta o feixe de luz, e isso provoca o acionamento do circuito.
O circuito consta basicamente de um SCR que tem em seu anodo a lâmpada vermelha de alerta que fica posicionada em local que o motorista possa ver.
Ajustamos então P1 do circuito de modo que, com o LDR iluminado a tensão na comporta (g) do SCR não seja suficiente para o disparo.
No momento em que a luz é cortada a resistência do LDR aumenta a tensão na comporta do SCR fazendo com que ele dispare alimentando a lâmpada indicadora.
O circuito é muito sensível de modo que a lâmpada de excitação pode ser de baixo consumo. O SCR, por sua vez admite cargas de até 3 A, mas para menor consumo, e como não precisamos de mais potência indicamos lâmpadas coloridas de 5 a 40 W.
Na figura 2 temos o diagrama completo deste interessante e útil aparelho.
A disposição dos componentes com base numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 3.
Um pequeno radiador de calor é recomendado para o SCR somente se for usada uma lâmpada de mais de 40 W na sinalização.
O SCR deve ter sufixo B se a rede for de 110 V e sufixo D se a rede for de 220 V.
Para a prova de funcionamento, basta ajustar P1 para que a lâmpada X2 permaneça apagada e depois, colocando a mão na frente do,LDR de modo que ele não receba luz momentaneamente, verificar se a lâmpada acende.
Observamos que, como o SCR é um dispositivo de controle de meia onda, a lâmpada X2 deve acender com um brilho menor que o normal.
Comprovado o funcionamento, o LDR e a lâmpada X1 devem ser instalados de tal forma a não haver influência da luz ambiente e de haver o corte de luz apenas na posição exata de estacionamento.
A colocação do LDR num tubinho opaco com uma lente convergente (aumento) aumenta a diretividade.
Semicondutores:
SCR - TlC106-B (110 v) ou TlC106-D (220 v) – Diodo controlado de silício
D1 - 1N4002 ou equivalente - diodo de silício
Resistores: (1 /8 W, 5%)
R1 - 47 k ohms
R2 - 22 k ohms
P1 e 100 k ohms - potenciômetro ou trimpot
Diversos:
C1 - 10 nF - capacitor de poliéster
S1 - interruptor simples
F1 - 1 A - fusível
X1 - 5 W x 110 ou 220 V c.a.. – lâmpada branca
X2 - 5 a 40 W - 110 ou 220 V – lâmpada incandescente vermelha
LDR - LDR - redondo comum
Placa de circuito Impresso, caixa para montagem, soquetes para as lâmpadas, pequeno radiador de calor para o SCR, fios, solda, etc.