Os triacs, que também são conhecidos por alternistores são componentes de grande utilidade no controle de cargas de corrente alternada. Destacamos neste artigo a série QJxx16Hz da Littelfuse de triacs alternisfores de 16 A para aplicações de até 600 V. O artigo é baseado em documentação da Mouser Electronics e do datasheet da Littelfuse, ambos acessíveis nos links abaixo.
https://br.mouser.com/new/littelfuse/littelfuse-qjxx16xhx-alternistor-triacs/
https://br.mouser.com/datasheet/2/240/Littelfuse-3074937.pdf
Os triacs desta série são projetados para possibilitar um manuseio térmico fácil e uma capacidade elevada de operar com surtos. Esses triacs operam nos quadrantes I, II e III sendo ideais para aplicações que exijam alta capacidade de comutação.
A corrente de surto máxima desses triacs chega a 200 A para meio ciclo e a temperatura máxima de junção é de 150º C.
O invólucro, como mostrado na figura 1, é o TO-220 que garante-lhes uma excelente robustez. As versões são internamente isoladas com a opção TO-218.
Dentre as aplicações são sugeridas:
* Controle de aquecedor, como cafeteiras, aquecedores de água sem tanque e
aquecedores por infravermelho
* Relés de estado sólido CA
* Dimmers de luz, incluindo iluminação incandescente e LED
* Controle de velocidade do motores em utensílios de cozinha, ferramentas elétricas, casa/produtos de beleza/linha branca e aplicações industriais leves como compressores
* Controle motores.
Na figura 3 temos um gráfico que mostra o comportamento térmico dos dispositivos.
Uma informação importante para projetos e que pode ser encontrada no datasheet de 9 páginas é a referentes às sensibilidade de disparo nos diversos quadrantes dadas pelo gráfico a seguir.
O datasheet tem todas as informações que o projetista necessita para escolher o produto correto para sua aplicação. Veja mais no vídeo abaixo.