As aplicações de IoT (Internet das Coisas) exigem em muitos casos a utilização de componentes capazes de resistir a condições de alta temperatura e de alta umidade. Dispositivos que operam ao ar livre, em ambientes em que a temperatura e umidade são altas são críticos para os projetistas, principalmente na hora da escolha dos capacitores. Neste artigo destacamos os capacitores da série A798 da Kemet para esse tipo de aplicação.
O nosso destaque neste artigo é a série de capacitores A798 da Kemet disponibilizado através da Mouser Electronics. O artigo foi elaborado com base no datasheet que pode ser baixado em: https://www.mouser.com/pdfDocs/KEM_T2089_A798.pdf
O link para a compra do componente através da Mouser Electronics e de informações adicionais está em: https://www.mouser.com/new/kemet-electronics/kemet-high-humidity-temp-capacitors/
Esta série de capacitores utiliza a tecnologia AO-CAP, ou seja, de capacitor orgânico de alumínio de estado sólido. O catodo deste componente é um polímero orgânico com baixa ESR em alta frequência.
Como esse componente não possui eletrólito líquido ele apresenta uma característica de longa durabilidade e alta temperatura de operação. Na figura 1 temos o seu aspecto.
Observe o tamanho reduzido do componente. Ele pode operar a uma temperatura de 85º C durante 10000 horas e a RH vai a 125º C.
Os capacitores da série A798 estão de acordo com as normas RoHS, não possuem halógenos e são fornecidos em invólucro de epóxi moldado. No datasheet da Kemet o leitor poderá encontrar todas as informações necessárias para verificar se eles são compatíveis com seu projeto, inclusive os códigos de identificação.
Um gráfico importante para o projeto que envolve sinais de altas frequência é o modo como a capacitância varia com a frequência. Este gráfico é elaborado com base num capacitor de 470 uF. (figura 2)
Na figura 3 temos a técnica de construção utilizada pela Kemet.
O código de marcação é dado na figura 4.
Esses capacitores estão disponíveis em 470 uF e com tensões de trabalho de 2 a 2,5 V.