Os sensores MRMS AMR para campos magnéticos da Murata oferecem uma opção diferente dos sensores Hall em diversos projetos. Neste artigo, baseado em informações do fabricante, mostramos algumas possibilidades de uso para este componente.
Os sensores MRMS AMR da Murata se destinam a detecção de campos magnéticos horizontais de modo a possibilitar o uso de um simples imã para sensoriamento de diversas posições.
O dispositivo detecta a mudança de resistência que ocorre no seu elemento sensível sob a ação de campo magnético externo.
Existem diferenças entre os sensores deste tipo e os sensores Hall, conforme mostra a figura 1.
Dentre as características que podem ser destacadas podemos citar que eles detectam os campos independentemente de sua polaridade. Além disso, eles possuem uma área maior de detecção. E, é claro, possuem vantagens no sensoriamento por dispositivos mecânicos, como os reed-switches.
Na figura 2 temos o aspecto desse componente, que pode ser obtido num invólucro muito pequeno.
Na figura 3 temos um diagrama de blocos típico em que aplicamos o sinal obtido num circuito CMOS.
As principais especificações que podem ser destacadas são:
- Tensão de alimentação de 1,6 V a 3,5 V ou 3,5 a 5,5 V
- Tipo de chaveamento
Aberto-fechado
Detecção de posição
- Sensibilidade: 0,5 mT a 2,5 mT ou 0,8 mT a 2,0 mT conforme o tipo
Na figura 4 temos a disposição dos componentes de um sistema sensor, com o modo como o campo magnético deve ser direcionado para o funcionamento correto. Nesta figura temos a comparação entre o posicionamento do sensor AMR e do sensor Hall
Essa diferença de posicionamento pode ser importante no tipo de projeto que está sendo desenvolvido.