A Sensortran (www.sensortran.com), empresa que oferece soluções em Sensoriamento Distribuído de Temperatura ou Distributed Temperature Sensing (DTS), anunciou um produto que promete ser a mais avançada tecnologia para medida de temperaturas, independentemente de mudanças nas condições das fibras ópticas, simplificando o ajuste de sistemas DTS e também estendendo a durabilidade e utilidade das fibras ópticas em instalações DTS.

Nota: O artigo é de 2007.

 

O sistema utiliza a tecnologia PerfectVision de duplo laser para transmissão de longo alcance, aumentando assim a vida útil das fibras ópticas, contornando problemas comuns como o escurecimento das imagens e danos.

Esse recurso reduz dramaticamente a custosa frequência da substituição das fibras, o que significa um aumento do retomo de investimento. Além disso, as técnicas manuais de calibração existentes são baseadas em médias de medidas na extensão inteira de longos percursos da fibra, o que é complicado e requer constantes recalibrações.

Com a PerfectVision, a calibração é automática e dinamicamente feita a cada milha de pontos de medida ao longo da fibra, o que simplifica enormemente a instalação do DTS. O escurecimento da fibra ocorre onde o cabo sensor é exposto a altas temperaturas ou altas pressões, como em poços de petróleo. Esse escurecimento ocorre de uma maneira não uniforme e é progressivo ao longo do tempo, tornando as técnicas manuais de calibração ineficientes.

Além disso, o uso de conectores e encaixes ao longo da instalação das fibras pode acrescentar diversos graus de perdas ópticas, visto que problemas de stress podem surgir na fibra.

Assim, enquanto nos sistemas DTS tradicionais é usada como fonte a luz de um único laser, no PerfectVision são usados dois lasers, operando em diferentes comprimentos de onda para ajustar dinamicamente as mudanças não uniformes das perdas ópticas nas fibras.

O sistema PerfectVision identifica instantaneamente e corrige esses efeitos, possibilitando o uso contínuo das fibras existentes e evitando assim a custosa reinstalação que, de outra forma, seria necessária.

 

Solução DTS Active Plug-and-Play

O IEEE que desenvolveu padrões para sistemas de medidas dá uma boa diferenciação entre plug-and-play ativo e passivo. No plug-and-play ativo, o processo de instalação é completamente livre da intervenção do usuário.

No processo passivo, alguém precisa completar a configuração manualmente, entrando com parâmetros-chave de operação para a atividade que vai ser realizada (por exemplo, a resolução do display).

A tecnologia PerfectVision contém soluções plug-and-play ativas, o que elimina a necessidade de qualquer conhecimento prévio das características das fibras ou calibração associada do sistema DTS, tanto durante a instalação como durante sua vida útil.