Aplicações de Internet das Coisas (IoT) como robôs domésticos, aspiradores de pós, secadores e purificadores de ar, drones, ferramentas, robôs educacionais e industriais e muitas outras aplicações usam motores de corrente contínua sem escovas ou BLDCs (Brushless DC Motors).

Para a correta operação desses motores é necessário usar um circuito de interfaceamento apropriado com a fonte de controle, normalmente um microcontrolador.

Lembramos que os motores são analógicos de potência e que o microcontrolador é digital daí a necessidade de interfaceamento apropriado.

Para esta finalidade de interfacear e controlar BLDCs muitas empresas dispõem de dispositivos apropriados como a STlite que tem o STSPIN32F0 cuja datasheet completo pode ser acessado em: http://www.mouser.com/ds/2/389/en.DM00330483-1021078.pdf

Uma das características importantes é que este controlador avançado possui embutido o microcontrolador (MCU) podendo operar com tensões de 8 a 45 V.

Trata-se portanto de um sistema completo num invólucro conforme mostra =o diagrama da figura 1.

 

Figura 1 – Sistema num invólucro único
Figura 1 – Sistema num invólucro único

 

O dispositivo tem uma fonte de 15 V com regulador linear e gate driver.

O invólucro é o SIP com a pinagem mostrada na figura 2. No datasheet são detalhadas as funções de todos os pinos.

 

Figura 2 – Invólucro
Figura 2 – Invólucro

 

Um exemplo de aplicação é dado na figura 3. Nele temos o controle de motor trifásico sem escovas com um sensor para feedback alimentando as entradas do amplificador de controle.

 

Figura 3 – Exemplo de aplicação
Figura 3 – Exemplo de aplicação