Evidentemente, nos referimos a humanes à “língua dos humanos” que pode ser qualquer uma e que é bem diferente da linguagem dos computadores. Com o desenvolvimento cada vez maior da AI (Inteligência Artificial) e da IoT cada vez as máquinas conversam entre si e os humanos passam a ser deixados de lado em alguns casos de intensas comunicações entre dispositivos inteligentes. Veja mais neste artigo o que isso pode significar para o futuro das línguas dos humanos.

Com a comunicação cada vez mais intensa de dispositivos digitais inteligentes entre si e com os humanos, como o Google Home e o Amazon Echo, surge a discussão sobre o que vai acontecer no futuro com as linguagens usadas no mundo.

Teremos a separação muito mais evidente das linguagens humanas da linguagem de máquina com comportamentos até então não previstos?

Como vão reagir os humanos quando tiverem de conversar com uma máquina que possua um grau de inteligência elevado? Como será a comunicação em termos de linguagem?

A primeira discussão que surge é se uma máquina inteligente ou um assistente inteligente como um software deve ter voz masculina, feminina ou neutra.

Algumas empresas acham que a voz deve ter características ”robóticas” para deixa claro que é uma máquina que está conversando, mas neste ponto existem algumas questões a ser consideradas.

Talvez a máquina tenha sido justamente projetada para “parecer um humano”, por exemplo, um dispositivo que deva se interar de uma forma mais humana com uma criança, um idoso, ou mesmo alguém que tenha carência de um contato mais amigável.

O outro ponto é a própria linguagem que talvez tenha de ter um “toque humano” não sendo fria, eventualmente agregando sotaques, gírias e até algo mais como uma entonação que mimetize sentimentos.

O robô ou o dispositivo talvez tenha de falar o “humanes”, ou seja, nossa linguagem da maneira como usamos.

As empresas que trabalham com AI estão cientes disso e certamente estarão agregando suas soluções a tudo que vier daqui para a frente e tenha de se comunicar com nós humanos.

Ou você prefere aprender a linguagem dos modems emitindo os mesmos sons para se comunicar com o seu computador.

Veja (até o final) como vai ser em: https://www.youtube.com/watch?v=Yn2MVeu0XdY

Escolas de idiomas, que se preparem.

 

 

NO YOUTUBE