Em abril de 2012 a Fujitsu, fornecedora líder de soluções corporativas baseadas em tecnologia da comunicação e da informação para o mercado global, comemorou seus 40 anos de atividade no Brasil.

 

Em comemoração as quatro décadas da companhia no Brasil, a Fujitsu planejou uma série de eventos culturais e ações de marketing para seus clientes, parceiros e colaboradores ao longo do ano. Também está programada a vinda de executivos do alto escalão da Fujitsu Limited e Fujitsu Global para o Brasil.

A Fujitsu está presente no mercado brasileiro desde 1972 e foi a segunda subsidiária fora do Japão. No Brasil, a Fujitsu atua em três frentes de negócios: Plataformas (servidores, sistemas de armazenamento e sistema de autenticação baseados na leitura das veias da palma das mãos, conhecido como biometria), Serviços e Softwares e Produtos Ubíquos (scanners, impressoras e Bill Recicling Units (BRU), que são dispositivos eletrônicos instalados dentro de ATM’s).

Logo que chegou ao Brasil, no dia 8 de dezembro de 1972, a Fujitsu atuou na área de computadores de pequeno e médio porte, oferecendo software e hardware próprios. Alguns anos depois, em função das reservas de mercado para o setor da informática, a Fujitsu dedicou-se exclusivamente à comercialização de sistemas voltados ao processamento de grandes volumes de dados, através dos mainframes FACOM e Amdahl.

Com a abertura do mercado, a Fujitsu ampliou sua gama de produtos, passando a oferecer, por exemplo, soluções em servidores de redes e Workstation, serviços de integração de sistemas e Hard Disks, além de estruturar um departamento voltado para a área de telecomunicações, atuando com equipamentos de transmissão, comutação e acesso, tanto para telefonia fixa como para wireless.

Atualmente a Fujitsu do Brasil (FBR) possui outras duas filiais na cidade do Rio de Janeiro e Brasília além de sua sede na cidade de São Paulo. A FBR também conta com uma filial na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.