Um setor da eletrônica procurado pelos nossos leitores antigos era o relacionado com o modelismo, principalmente o ferromodelismo. Assim, projetos para ferrovias em miniatura eram comuns. Um exemplo é dado neste artigo que marcou época e de que falamos agora.

 


 

 

A revista foi a Eletrônica Total 28 de 1991. O artigo descrevia um interruptor temporizado que era acionado por um reedswitch posicionado na linha de um trem em miniatura.

Havia um pequeno ímã preso à locomotiva que ao passar rente ao interruptor de lâminas acionada o circuito que então poderia ativar diversas funções, por exemplo, acionar um LED vermelho como semáforo de cruzamento, acionar um apito, acionar uma cancela ou mesmo fazer a parada da composição por um certo tempo.

A base era um circuito integrado 555, fácil de encontrar na época, além de transistores e um relé dependendo da aplicação. A montagem era simples e em diversas versões que até hoje podem ser montadas.

 

Figura 1 – Princípio de funcionamento
Figura 1 – Princípio de funcionamento | Clique na imagem para ampliar |

 

Uma versão biestável também era dada, usando o 4013, circuito CMOS popular na época.

Se você quiser montar o circuito, que é atual, apesar de hoje contarmos com a tecnologia DCC para o mesmo tipo de controle, pode acessar o artigo Acionamento Magnético Temporizado (ART1531).

 

Assista ao vídeo

https://youtu.be/1zTtTsew_qU