A Maxim (www.maxim-ic.com) apresenta um interessante circuito que tem por finalidade detectar sinais de um controle remoto, como os usados em TV, acionando algum tipo de circuito externo como, por exemplo, automatismos, equipamentos de som e vídeo, etc. (2005)

Este projeto combina um comparador com corrente de alimentação ultra-baixo e uma referência de tensão (MAX971) tendo como sensor um foto-diodo.

O circuito mostrado na figura 1 detecta os sinais infravermelhos de um controle remoto e com ele aciona circuitos externos.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O circuito tem um consumo extremamente baixo e incorpora um filtro RC de modo a reduzir a interferência a luz ambiente. Seu consumo típico é de 4 uA apenas.

 

O circuito é indicado para controles que transmitem dados não modulados, como os usados em controles remotos de TV (Newton/Sharp ASK).

 

O alcance vai depender da taxa de transmissão ficando entre 15 cm e 30 cm para velocidades de 2400 a 115 000 bauds.

 

O sensor é um diodo de grande superfície que produz uma corrente de 60 uA a plena iluminação. Segundo a Maxim, a maioria dos foto-diodos usados como sensores em sistemas de controle remoto podem ser colocados neste circuito.

 

Observe que o foto-diodo opera no modo foto-voltaico, ou seja, em que ele gera uma tensão a partir do sinal. Esse modo de operação, diferentemente do modo em que ele é polarizado no sentido inverso, é mais lento, mas nesta aplicação isso não é importante.

 

Esse modo de operação foi escolhido por simplificar o circuito e reduzir o consumo.

 

Para eliminar o ruído de 60 Hz e 120 Hz da rede de energia, C3 e o divisor formado por R3/R4 formam um filtro passa-altas com uma freqüência de corte de aproximadamente 700 Hz.

 

Esse circuito fornece uma tensão de referência de 18 mV ao comparador. Assim, qualquer tensão causada pela foto-corrente que supere os 18 mV faz com que o circuito comute, fornecendo um sinal de saída.

 

A saída do circuito vai ao nível baixo quando isso ocorre. Além disso, o circuito tem uma saída compatível com lógica digital para controle de outros tipos de circuitos externos.