Mais um efeito de som que publicamos no passado e que fez muito sucesso. O projeto saiu numa edição especial da Revista Eletrônica Total a número 76 de 1986 em que havia uma coletânea de 20 projetos. É deste artigo que tratamos agora.

 


 

 

Na realidade, este projeto foi republicado, pelo sucesso que fez. O distorcedor de voz era intercalado entre um microfone ou outra fonte de sinal, fazendo com que sua frequência fosse dobrada e havia ainda uma distorção. Com isso, falando no microfone, o locutor passaria a ter uma voz semelhante a do “pato Donald”,

Era algo bem interessante que agradou nossos leitores, porque além de interessante era fácil de montar. Usava apenas transistores comuns, mas é claro, deveriam ser tomados os cuidados com as blindagens em vista da captação de roncos e ruídos.

O circuito tinha por base três etapas de amplificação com transistores que aplicavam o sinal de áudio a um retificador de onda completa com dois diodos.

Com isso os semiciclos do sinal formavam um novo sinal com o dobro da frequência do sinal original, produzindo assim o efeito desejado. Esse sinal era então aplicado a uma nova etapa de amplificação, para se tornar disponível na saída do aparelho.

Todos os componentes usados são ainda comuns. O leitor que desejar pode montar este circuito acessando a versão completa do artigo em Distorcedor de Voz (ART1770). Artigos semelhantes podem ser encontrados no site. Veja mais no vídeo https://youtu.be/v2ZtLADrAKQ