Em muitas aplicações em que se necessita de um sensor de luz o LDR é o escolhido pela sua sensibilidade e baixo custo. No entanto, na falta de um LDR podemos usar um foto-transistor, mas para isso precisamos modificar seu modo de operação com um aumento de sensibilidade.

O circuito que apresentamos tem por finalidade permitir que um foto transistor comum seja usado em lugar de um LDR nas aplicações em que a alimentação seja feita por tensão contínua e não supere os 12 volts.

Usando um transistor Darlington de alto ganho (30 000) aumentamos a sensibilidade de um foto-transistor de modo que ele se comporte de maneira bem próxima a de um LDR, nas aplicações comuns. Na figura 1 temos o circuito usado para esta finalidade.

 


 

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes usados numa ponte de terminais.

 


 

 

Observe que o foto-transistor usado tem sua base desligada, o que é comum neste tipo de aplicação.Muitos foto-transistores, na realidade, são vendidos com apenas dois terminais (a base é cortada) prevendo que não vão ser usados com conexão à base.

Para experimentar o circuito procure uma aplicação em que seja usado um LDR comum e faça a substituição. Observe a polaridade já que o ponto A deve funcionar com uma tensão positiva em relação a B.

Em lugar do transistor Darlington BC517 o leitor pode usar dois BC548 na ligação equivalente.

 

Semicondutores:

Q1 - qualquer foto-transistor

Q2 - BC517 - transistor Darlington NPN de pequena potência

 

Diversos:

Ponte de terminais, fios, solda, etc.