Os injetores de sinais são aparelhos de grande utilidade na localização de defeitos em rádios, gravadores, amplificadores ou qualquer outro tipo de circuito que trabalhe com sinais de áudio. O injetor que descrevemos caracteriza-se pela sua simplicidade, pelo baixo custo e até pela improvisação de uma bobina que pode ser enrolada num prego comum.
Com ele, você poderá facilmente localizar problemas nos seus projetos ou em equipamentos de áudio em geral se você pretende partir para a atividade de técnico reparador.
Alimentado por apenas 3 V, de duas pilhas pequenas, este injetor fornece um potente sinal de áudio capaz de excitar a maioria dos circuitos comuns. Na figura 1 temos o diagrama completo do injetor.
Na figura 2 temos a montagem feita numa ponte de terminais isolados. É claro que os leitores mais habilidosos podem fazer a montagem em placa de circuito impresso.
O circuito consiste num oscilador cuja frequência pode ser ajustada no trimpot e depende de C1. Pode-se trocar o trimpot por um resistor fixo se a frequência produzida não for importante. Use um resistor de 56k ou 47k.
A bobina de carga consiste em 100 a 300 espiras de fio fino (32 AWG) num prego de 2 a 3 cm de comprimento. Os transistores são de uso geral e as pontas de prova devem ter cores diferentes. Pode-se usar uma ponta de prova e uma garra jacaré para maior facilidade de uso.
Para usar, injete o sinal encostando a ponta de prova nos pontos do circuito em que ele deve ser amplificado. A ponta preta ou garra deve estar no terra o negativo do circuito em prova.
Q1- BC548 - transistor NPN de uso geral
Q2- BC558 - transistor PNP de uso geral
L1- bobina - ver texto
S1- Interruptor simples
B1- 3 V- 2 pilhas pequenas
P1- 47k - trimpot
R1 - 10 k Ω x 1/8 W - resistor - marrom, preto, laranja
R2- 1 k Ω x 1/8 W- resistor - marrom, preto, vermelho
C1- 47 nF- capacitor cerâmico
C2 - 10 nF- capacitor cerâmico
PP1, PP2- pontas de prova vermelha e preta
Diversos: ponte de terminais, suporte de pilhas, prego, fios, solda, etc.