PWM Auto-shutdown

Diversas MCUs dos PICs da Microchip  como os PIC16F684, PIC16F685 e PIC16F690 possuem um recurso de PWM auto-shutdown. Quando o auto-shutdown é habilitado, um evento pode terminar o pulso PWM e com isso evitar pulsos seguintes a não ser que o evento seja apagado. O ECCP pode ser ajustado para partir automaticamente gerando pulsos novamente, a não ser que oi evento seja apagado. Na figura 1 temos os sinais gerados.



Nesta figura temos um exemplo de temporização para o auto-shutdown. Quando o evento de shutodown ocorre, o pulso é imediatamente eliminado. Neste exemplo, os dois pulsos seguintes também são eliminados, porque o evento de shutodwon não foi cancelado no início do período do pulso. Uma vez que o evento seja cancelado, os pulsos podem voltar, mas somente no início do período de um pulso.




Usando o Auto-Shutdown para Criar uma Fonte Boost

Usando o recurso shutdown é pode-se criar uma fonte chaveada (SMPS) muito simples, conforme mostra a figura 2.

 

Esta fonte tem os seguintes destaques;
1.A freqüência de comutação é determinada pela freqüência PWM e, com isso pode ser mudada a qualquer momento.
2.O tempo máximo on é determinado pelo ciclo ativo do PWM e com isso, também pode ser mudado a qualquer momento. Isso proporciona um modo simples de se implementar soft-start.
3.Nas MCUs do PIC que tenham um módulo de referência programável, a tensão de saída pode ser configurada e mudada a qualquer momento.

A topologia também pode ser re-arranjada para criar outros tipos de fonte de alimentação. Exemplos de software podem ser encontrados para o PIC16F685.