Já mostramos em outra dica como usar um regulador book criado a partir de um comparador. Aquele circuito opera bem quando Vdd é maior do que a tensão do LCD, O microcontrolador PIC pode operar bem com tensões abaixo de 2,0 V, no entanto, muitos LCDs de baixa tensão somente não operam com menos de 3,0 V. Numa aplicação alimentada por bateria, é importante manter a operação pelo tempo mais longo possível. Assim, para estas aplicação um conversor boost é necessário para elevar a tensão de pelo menos 2 V para 3,0 V para o LCD. A figura 1 mostra um circuito que faz isto.



Neste circuito, ambos os comparadores são usados. O ponto de ajuste da tensão é determinado pelo diodo D3 e ela tensão em R6:R7. O restante do circuito cria um simples multivibrador que simula um circuito boost. O circuito boost (elevador de tensão) pode ser baseado em capacitor ou indutor. Quando a tensão de saída está baixa demais, o multivibrador oscila e com isso carrega C2. À medida que a tensão de C2 aumenta, o multivibrador passa a operar esporadicamente para manter a tensão desejada em C2. A figura 2 mostra a implementação com capacitor e com indutor.


O primeiro circuito conta com um simples capacitor comutado. O segundo circuito usa um indutor excitado por um transistor. Estes circuitos operam elevando Vdd. Com isso, a tensão VLCD poderá ser maior do que VDD.