1.Considere que informação útil  precisa ser mostrada no LCD encomendado e também a eventual necessidade de uma combinação de ícones comerciais e alfanuméricos que podem ser necessárias.


2.Entenda o ambiente em que o LCD vai precisar operar. A tensão de operação e a temperatura podem influenciar fortemente no contraste do LCD e potencialmente limitar o tipo de display que pode ser usado.


3.Determine o número de segmentos necessário para obter a imagem desejada no LCD e procure o microcontrolador PIC que tenha a matriz apropriada para fazer a excitação do LCD.


4.Crie uma imagem modelo/mecãnico e escreva a descrição do LCD comercial a ser usado e entenada a sua pinagem (a definição de pinagem deve ser deixada para o seu fabricante caso seja um tipo encomendado, já que ela pode exigir diversos recursos para que o roteamento dos segmentos seja feito em dois níveis).


5.Envie o plano do LCD que deve ser usado e a descrição para uma cotação escrita a pelo menos três fornecedores, de modo a determinar preço, agendamento e quantidades.
Leve em conta impostos e preços por unidade
Espere pelo menos duas semanas para ter um projeto formal


6.Peça uma quantidade mínima de displays para desenvolvimento e montagem de protótipos, de modo a assegurar que a aplicação desejada funcione.


7. Recebendo o LCD protótipo, confirme a funcionalidade antes de dar a aprovação final e começar a produção do LC D.

Nota: Tenha cuidado para manter boas cópras de todos os materiais que sejam transferidos para as partes como desenhos, pinagens, etc.