Ao monitorar um sensor externo, pode ser conveniente ter a capacidade de determinar quando o sinal saiu de uma certa faixa de valores seguros, previamente determinada, ou seja, de uma janela de operação. A função de comparação de janela fornece ao circuito um alarme quando o sinal sobe para além de um determinado valor ou cai abaixo de outro valor que determinam limites seguros, ignorando flutuações dentro da faixa de operação segura. Para implementar um comparador de janela, devem ser usados dois comparadores de tensão e três resistores, conforme mostra a figura 1.
- Figura 1
Os resistores R1, R2 e R3 formam um divisor de tensão que gera os limiares alto e baixo. As saídas HIGH LIMIT e LOW LIMIT estão ativas no nível alto, gerando um nível lógico 1 quando ocorrer a passagem do limite alto, e uma lógica 1 no LOW LIMIT quando a tensão de entrada cair para abaixo do limite inferior da janela. Para calcular os valores de R1, R2 e R3 devem ser usadas as seguintes equações:
Para agregar histerese ao circuito no comparador para o LIMIT HIGH veja a dica Histerese desta série. Para adicionar histerese no LIMIT LOW use um resistor Req entre 1k e 10 k e coloque-o entre a entrada do circuito e a entrada não inversora do comparador inferior (LOW LIMIT). Calcule então o resistor de feedback usando a fórmula dada na dica Histerese.
Obs:Uma corrente contínua vai circular por R1, R2 e R3. Para limitar a dissipação de potência nos resistor, sua resistência total deve ser de pelo menos 1k . Mas, essa resistência total também deve ser inferior a 1 M ohms de modo a se evitar tensões de offset na polarização de entrada dos comparadores.