Todos os motores precisam de circuitos drive para controlar a corrente que circula através de seus enrolamentos. Isso inclui tanto o sentido de circulação como a intensidade da corrente. O tipo mais simples de motor a ser excitado é o Motor DC com Escovas. Circuito para o controle desse tipo de motor é mostrado na figura 1.
- Figura 1
Este circuito pode controlar um motor que gire apenas num sentido. Este circuito é usado em aplicações críticas em termos de segurança, porque um curto circuito não pode acionar o motor.
Uma aplicação denominada “low side” (lado inferior) é a que coloca o dispositivo de controle do lado da terra, conforme mostra o circuito da figura 2. Muitas aplicações não precisam do Driver MOSFET, ligando o MOSFET de potência diretamente no pino de saída digital do PIC.
- Figura 2
Finalmente, temos na figura 3 o circuito em ponte H que permite controlar o motor nos dois sentidos de rotação, conforme as entradas a, B, C e D sejam alternadamente colocadas no nível alto e baixo.
- Figura 3
Os Applications Note AN847, AN893 e AN905 da Microchip detalham as aplicações do PIC em controles de motores deste tipo.