Ao usar um comparador para monitorar um sensor, é também importante saber quando uma mudança ocorre, assim como saber o que a mudança é. Para detectar uma mudança na saída de um comparador, o método tradicional tem sido armazenar uma cópia da saída e periodicamente a comparar com o valor tomado para a saída num determinado instante e assim determinar se há mudança. Um exemplo deste tipo de rotina é mostrado abaixo.



Essa rotina requer 5 instruções para cada teste, 9 instruções se a mudança ocorre e uma locação na rAM para armazenar o estado da saída anterior.

Um método mais rápido para controladores com um único comparador é usar a flag de interrupção do comparador para determinar quando uma mudança ocorreu. Isso é feito conforme mostra a rotina a seguir:


Esta rotina requer apenas 2 instruções para cada teste, 3 instruções se uma mudança ocorre e nenhum armazenamento em RAM.

Se a flag da interrupção não pode ser usada, ou se dois comparadores compartilham uma flag de interrupção, um método alternativo que usa a polaridade do bit de saída pode ser usado, conforme a rotina a seguir:



Esta rotina requer apenas 2 instruções para cada teste, 5 instruções se uma mudança ocorre e nenhum armazenamento GPR.