A Microchip está lançou uma nova placa de desenvolvimento de baixo custo que suporta diversos tipos de MCUs da empresa. A placa denominada Curiositiy possui recursos que permitem o desenvolvimento de projetos que vão de simples aplicações de PICs até IoT com recursos importantes como chaves físicas, chaves capacitivas e muito mais.

A nova placa da Microchip possui recursos para para aceitar PICs de 8, 14 e 20 pinos de 8 bits com capacidade de programação com baixa tensão.

 


 

 

Uma abordagem interessante desta plataforma de programação é que ela é dirigida justamente aos iniciantes (first-timer users) daí seu nome, e também para aqueles que precisam chegar a um projeto completo usando PIC rapidamente.

A placa opera no ambiente MPLAB X IDE, Code Configurator e inclui tanto o programador como o debugger não exigindo nenhum hardware adicional para ser usada.

 


 

 

O acesso aos periféricos é fácil independentemente da sua quantidade e do PIC utilizado tudo com baixo consumo e otimização do custo do BOM.

Uma característica importante é sua aplicabilidade na Internet das Coisas (IoT), com diversas opções de interfaces com chaves capacitivas, físicas e um potenciômetro on-board.

A MikroElectronica (http://www.mikroe.com/) , empresa especializada em ferramentas de desenvolvimento disponibiliza uma grande quantidade de módulos acessórios (Shields) que se encaixam diretamente nesta placa sem a necessidade de hardware adicional.

 


 

 

Os módulos (Shields) da Mikroelectronic denominados MikroBus™ são encontrados numa ampla variedade de funções facilitando a implementação de projetos.

No site da Mouser, que fornece a placa Curiosity assim como os módulos da Mikroelectronica você pode acessar uma relação completa das funções disponíveis em: http://br.mouser.com/new/mikroelektronika/mikroelektronikaClick/

Nesta página você também terá acesso a um filme descrevendo o funcionamento desta placa e todas as suas possibilidades.

Para os Shields são mais de 100 tipos diferentes incluindo o RN4020 para Bluetooth.

 

Para mais detalhes, clique aqui