Viajamos ao passado com destino à Itália, onde exploraremos as revistas de eletrônica que existiam desde pouco antes da metade do século passado. Muitas revistas chegavam ao Brasil, podendo ser adquiridas em bancas de jornais de São Paulo, por exemplo, e em aeroportos. Outras, somente podiam ser obtidas através de assinaturas. Tenho uma boa coleção delas.

A mais antiga de que temos notícia é o Boletim Técnico da Geloso, com sua primeira edição datando de 1932. Você pode obter uma cópia na Internet no endereço: https://www.rsp-italy.it/Electronics/Magazines/Geloso/_contents/Geloso%20Bo%20001.pdf 

Esta revista era editada pela empresa Geloso, de John Geloso, famosa pelos equipamentos que fabricava.

Mas, posteriores, algumas com a possibilidade de se obter exemplares no Brasil, diretamente em bancas de jornal eram a Nuova Elettronica, a Radio Elettronica e a Radiorama além de outras. Veja nosso vídeo em que mostramos alguns exemplares de nossa coleção.

A Nuova Elettronica teve seu primeiro número lançado em Agosto de 1969, e como o leitor pode ver pela sua capa, tinha montagens práticas muito semelhantes às que adotamos na nossa linha editorial a partir dos anos 70. Na figura 1 mostramos a edição primeira, com 2 microfones de FM com alcance de 1 km.

 

Figura 1 – Capa da primeira Nuova Elettrónica
Figura 1 – Capa da primeira Nuova Elettrónica

 

 

No site https://www.rsp-italy.it/Electronics/Magazines/Nuova%20Elettronica/index.htm é possível acessar a coleção completa desta interessante revista que teve uma versão brasileira que, na verdade, tinha apenas o mesmo formato e abordagem, mas com artigos produzidos aqui.

Uma característica interessante desta revista estava na qualidade das ilustrações como, por exemplo, os aspectos de montagens em placas em 3D, o que certamente era muito trabalhosos. Na figura 2 temos um exemplo de um “chapeado” da época.

 

Figura 2 – Ilustração da Nuova Elettronica número 1
Figura 2 – Ilustração da Nuova Elettronica número 1

 

 

Uma outra revista de destaque nos anos 60, 70 até 80 era a Radio Elettronica. Com uma abordagem mais simples, projetos indicados principalmente para iniciantes, ela também se caracteriza pelas ilustrações que facilitavam a montagem de seus muitos prójetos práticos.

Na figura 3 mostro a capa escaneada de um exemplar da minha coleção.

 

Figura 3 – Capa de uma Radio Elettronica italiana
Figura 3 – Capa de uma Radio Elettronica italiana

 

 

Uma revista interessante, fundada em 1962 e que fou publicada até 1972 é a Técnica prática que em 1968 mudou de nome para Radiopratica. Tenho diversas em minha coleção. Na figura 4 temos a capa de janeiro de 1971 que mostra a placa montada de um interrutor crepuscular com LDR. Os leitores interessados podem baixas a coleção completa em: https://www.rsp-italy.it/Electronics/Magazines/Radio%20Pratica/index.htm

 

Figura 4 – Radiopratica de janeiro de 1971
Figura 4 – Radiopratica de janeiro de 1971

 

 

Esta revista, na verdade se tornou a Radio Elettronica de que falamos anteriormente e foi publicada até 1984.

Uma revista muito interessante, dedicada aos iniciantes e que apareceu em 1967 foi a revista Sperimentare. Para que o leitor tenha uma ideia da abordagem feita por essa revista, temos a capa da edião de Agosto de 1970. O leitor pode baixar a coleção completa em: https://www.rsp-italy.it/Electronics/Magazines/Sperimentare/_contents/Sperimentare%201970_08.pdf

Com desenhos chapeados muito detelhadas, acompanhava o estilho de outras revistas italianas da época. Na figura temos a capa da revista citada.

 

Figura 5 – Sperimentare – revista italiana antiga
Figura 5 – Sperimentare – revista italiana antiga

 

 

Outras menos conhecidas aqui, circularan na Italia no século passado, divulgando principalmente montagens práticas.

Podemos citar diversas, das quais damos as capas a seguir.

Num primeiro grupo dstacamos algumas que eram traduções de revistas de outros países como a versão italiana da Elektor. Na figura 6 temos uma capa de uma edição em italiano da revista Elektor.

 

Figura 6 – Uma Elektor de janeiro de 1985.
Figura 6 – Uma Elektor de janeiro de 1985.

 

 

Uma revista muito antiga que apareceu em 19490 e foi até 1967, passando depois a se chamar FARE foi a revista Sistema A. Não era apenas uma revista de eletrônica, pois também tinha artigos de marcenaria, mecânica, química, como muitas da época dedicadas ao DiY Faça Você Mesmo – Do it Yourself).

Na figura qbaixo a edição de janeiro de 1955, em que encontramos desde um guindaste de brinquedo, que hoje daria um excelente trabalho mecârônico, até um amplificador valvulado. Se gostar do tema, baixe sua coleção em https://www.rsp-italy.it/Electronics/Magazines/Sistema%20A%20-%20Fare/index.htm.

Na figura 7 a capa da revista.

 

Figura 7 – Sistema A, uma revista completa de DiY de 1955
Figura 7 – Sistema A, uma revista completa de DiY de 1955

 

 

Chama a atenção do detalhamento das montagens, como duas das páginas que descrevem uma grua ou guindaste para as crianças, que mostramos na edição que tomamos de exemplo. Veja a figura 7.

 


 

 

 

Um projeto de guindaste
Um projeto de guindaste

 

 

E citamos muitas outras como a Costruire Diverte – CQ Rletrónica, Elettronica Flash, L’Antenna, Radiorama, Selezione Radio, Sistema Pratico, Onda Quadraalém de outras.

Tenho uma boa quantidade delas, e mostro algumas no vídeo 246. Voltaremos em outros artigos de nossa seção de arqueologia a falar de revistas técnicas de outros países.

Conforme os leitores perceberam, nos anos passados até o início desse século 21, o DiY, o maker da época tinha uma enorme quantidade de fontes de informações. Hoje dispomos da Internet, mas se você explorar aquelas revistas verá que elas tinham uma abordagem até “mais elegante” do que a vemos hoje.

Hoje, contamos com muita coisa pronta, deixando poouco espaço para imaginação e a criatividade. Voltem ao passado comigo e vejam como vocês podem tirar ideias para projetos atuais, melhores e mais simples, usando a tecnologia que não era disponível na época.