O videodisco, como revela o nome, é um long play para sinais de imagem e som. O sistema compreende discos pré-gravados reproduzidos no toca-discos que funciona ligado pela antena a qualquer receptor de televisão. O videodisco emprega um sistema ótico para a sua reprodução, composto de um raio "laser" fino para transmitir a sua imagem e som para a tela da televisão.

Nota: trata-se de um artigo com valor histórico, tendo sido publicado na Revista Saber Eletrônica de maio de 1980.

A comercialização do videodisco começou em Atlanta, nos Estados Unidos, em uma iniciativa da Philips e da Magnavox.

Que é o videodisco?

Ele parece um disco LP comum, fornece sinais visuais e de áudio através de qualquer aparelho de televisão e pode ser tocado quantas vezes se quiser, sem que ocorra desgaste ou deterioração. Alguns videodiscos oferecem até duas horas de programas em cores ou preto e branco, acompanhados de som estereofônico. Eles podem ser acionados quadro por quadro, para apresentações imóveis (still presentations) ou ação parada (stop action).

Quando o aparelho Magna Vision está funcionando de maneira "standard", o videodisco gira a 1800 rotações por minutos. Cada rotação resulta numa imagem. Um disco toca normalmente a 30 quadros por segundos ou ainda em câmara lenta (slow motion), em retrocesso (back-wards) ou na forma de congelamento, no vídeo, de um quadro escolhido (freeze frame). Todos os quadros são codificados individualmente com números e podem ser selecionados rapidamente pelo contador colocado no "pick up".

Por quanto tempo o videodisco toca?

Existem duas possibilidades. Caso seja escolhido o "extended play mode", o videodisco funcionará até 60 minutos em cada face, totalizando duas horas. Se for acionado o "standard play mode", serão até 30 minutos em cada face, num total de 60 minutos.

 


 

 

 

O equipamento de Videodisco é ligado pela antena a qualquer aparelho de televisão.

Qual equipamento necessário para tocar o videodisco?

O aparelho compacto para acionar o videodisco tem o tamanho aproximado de um toca-discos comum. Essa unidade deve ser conectada à ligação da antena de qualquer televisor. As imagens que aparecem na tela da TV são de melhor qualidade do que as fornecidas por uma antena externa. Caso se deseje melhorar a reprodução sonora basta ligar a unidade de videodisco a um amplificador estereofônico.

Como funciona o videodisco?

O sistema consiste de videodiscos pré-gravados "MCA Disco Vision" (marca registrada) e de um toca-discos "Magna Vision", que pode ser acoplado a qualquer televisor. Nenhuma espécie de agulha ou cápsula toca o disco. Portanto, nem o manuseio, nem o uso repetido diminuirão a qualidade do disco.

Que significa o videodisco para o consumidor?

Significa que os filmes preferidos podem ser exibidos e reexibidos a critério do usuário. A variedade do catálogo de videodisco inclui desde clássicos dos irmãos Marx até fitas como "0 Poderoso Chefão", -Tubarão I e II", "Cyborg", "Love Story", etc.

Significa, também, que o interessado pode aprender a cozinhar, jogar golfe, entender, enfim, quase qualquer coisa que tenha condições de ser aprendida por meio visuais e sonoros.

Por que o sistema do videodisco é considerado vantajoso em relação aos outros?

Porque a qualidade é garantida e os custos são atraentes, sobretudo se os discos forem produzidos em grande quantidade. O equipamento não requer conhecimentos técnicos para ser manejado e as peças de substituição são baratas, inclusive o elemento principal, o "laser". Com os controles de parar (stop) e a facilidade para repetir qualquer sequência dos programas, o videodisco possui grande valor como equipamento doméstico de instrução ou aprendizado.