A utilização do computador em sala de aula é um fato real na maioria das escolas que já contam com seus laboratórios de informática. No ensino de tecnologia a associação do computador à atividades envolvendo robótica como disponibilizadas pelo Kit Alfa da PNCA fornecem uma enorme gama de possibilidades aos estudantes e professores. Mas esta gama não se limita ao uso do kit prático, mas também ao computador sozinho, como ferramenta de ensino envolvendo diversas atividades. Uma delas é a que envolve o Squeak e de que trataremos neste artigo.

O Squeak é uma prancheta virtual disponível no Kit Alfa, que está carregada no seu programa de utilização e que pode ser acessada a qualquer momento.

Com ela pode-se implementar uma série de atividades para os alunos do ensino fundamental.

O professor pode programar suas atividades e para chegar até ela basta que o aluno digite sua série. Na figura 1 temos a tela de entrada do Squeak.

 

Tela de abertura do Squeak
Tela de abertura do Squeak

 

Dentre as atividades e projetos disponíveis destacamos:

* Educação para o trânsito

* Alfabetização cartográfica

* Seleção de lixo

Na figura 2 mostramos como a apostila da PETE que acompanha o kit na sua versão para escolas, chama a atenção dos alunos.

 

Atividades e projetos do Squeak.
Atividades e projetos do Squeak.

 

Mundo

Na tela de atividades existe uma que serve para demonstrar muito bem os recursos disponíveis no Squeak. Trata-se da atividade 6, denominada Mundo. Nela, temos uma tela conforme mostra a figura 3.

 

A tela do
A tela do "Mundo"

 

Nesta tela, que representa o mundo ainda vazio, quem vai criar o conteúdo é o próprio aluno. Para essa finalidade, o aluno acessa a opção navegador que vai lhe dar uma paleta, que contém todos os recursos para que seja possível desenhar na área disponível do Mundo. A paleta é mostrada na figura 4.

 

Paleta do Mundo
Paleta do Mundo

 

Os recursos disponíveis são:

1 - Ferramentas para pintura : pincel, balde de tinta, copiador de cor e borracha

2 - Largura do pincel ou borracha

3 - Opções de cores

4 - Botão Volta: desfazer

5 - Botão Fica: salvar o desenho na tela

6 - Botão Limpa: limpar o desenho realizado

7 - Botão Lixo: apagar o desenho realizado e fechar o painel de pintura

8 - Opções de cores

9 - Carimbo

10 - Ferramentas geométricas

 

Utilizando os recursos da paleta o aluno pode fazer seus próprios desenhos indo desde aqueles que tenham traços simples e sejam preenchidos com cores, como o da figura 5(a) até os que utilizam formas geométricas como o da figura 5(b).

 

Exemplos de recursos disponíveis na paleta do Mundo.
Exemplos de recursos disponíveis na paleta do Mundo.

 

Mas os recursos disponíveis para se trabalhar num projeto no Mundo não são apenas os disponíveis na paleta. Existe uma caixa de suprimentos em que existem diversas funções e objetos para serem utilizados. Por exemplo, é possível contar com recursos para se montar um livro, trabalhar com um joystick, escolher tipos de letras e cores para títulos ou legendas e muito mais. A figura abaixo mostra alguns exemplos do que podemos obter na caixa de Suprimentos.

 

 

A caixa de suprimentos do Squeak.
A caixa de suprimentos do Squeak.

 

Mas, o que fazer com todos esses recursos?

Os professores não precisam contar apenas com as idéias disponíveis nas apostilas fornecidas pela Pete, juntamente com o kit Alfa. Diversas atividades adicionais podem ser criadas muitas interagindo com os robôs montados com o kit Alfa, tais como:

a) Desenhar os objetos coloridos que os sensores de cores do kit alfa vão reconhecer

b) Desenhar letras e números coloridos que o kit alfa pode reconhecer com seus sensores de cores.

c) Criar as trajetórias que um robô vai seguir com indicativos e placas.

d) Criar semáforos desenhados que o robô pode reconhecer ao percorrer uma trajetória.

e) Associar os desenhos a matérias como astronomia, geografia, geometria, matemática, etc.

Mas, muito mais ainda será visto nos próximos artigos desta série em que exploraremos mais as possibilidades do Squeak e do Mundo.