Um casador de impedâncias, como o descrito aqui, é um circuito que possui uma alta impedância de entrada e uma baixa impedância de saída. Este tipo de circuito pode ser utilizado com transdutores que operem na faixa de áudio para casar a impedância do transdutor com a de um circuito de processamento. O circuito que mostramos na figura 1, utiliza um transistor NPN de uso geral e o seu ganho é determinado basicamente por R1 e R2, componentes que podem ser alterados conforme a aplicação O circuito funciona com tensões de 12 a 18 V e transistores equivalentes podem ser utilizados. O consumo é bastante baixo e a simulação utiliza um gerador de funções e um osciloscópio para análise do sinal.

 

   Figura 1 – Circuito do casador de impedâncias.
Figura 1 – Circuito do casador de impedâncias.

 

Na figura 2 mostramos a forma do sinal obtido na saída. Observamos que a intensidade do sinal em termos de amplitude em volts é a mesma do sinal de entrada, mas existe um ganho efetivo de potência, já que a impedância de saída é muito baixa. A visualização desta forma de onda é feita no osciloscópio virtual do Multisim Blue.

Lembramos que no layout devem ser tomadas precauções quanto a possível captação de zumbidos, já que se trata de circuito de áudio de alto-ganho de potência.

 

  Figura 2 – Forma do sinal observado.
Figura 2 – Forma do sinal observado.

 

A simulação e a netlist para os que possuem o Multisim são dadas a seguir.

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0027.zip)