Interruptores sônicos ou vox, como também são chamados, foram apresentados em muitas versões nas nossas revistas e mesmo livros. A versão que apresentamos saiu na revista Eletrônica Total 22 de 1990. Fez bastante sucesso pela sua utilidade.

 


 

 

Os vox ou interruptores sônicos são circuitos que controlam alguma coisa a partir do som captado por um microfone. Para este sensível circuito, sugestões de aplicações comuns eram dadas.

Uma delas era o acionamento de um gravador, do tipo que se usava na época, quando um som era captado. Assim, ele poderia ser usado em espionagem acionando um gravador escondido quando sons eram captados.

Outra aplicação era no disparo de uma máquina fotográfica a partir de um som e finalmente o acionamento de um aviso remoto quando o telefone tocasse.

O circuito não tinha nada de especial, podendo até hoje ser montado numa matriz de contatos. Na época sugeríamos uma caixa multi-função para que o aparelho pudesse ser usado de muitas formas diferentes com facilidade.

Para obter mais sensibilidade usamos uma etapa amplificadora de alto ganho com dois transistores e um microfone de eletreto. O amplificador atuava então sobre um transistor que disparava um 555 monoestável com duas opções de temporização dadas por dois capacitores de valores diferentes.

O disparo do 555 fazia com que um transistor excitasse um relé cujos contatos controlavam a carga externa. Tudo isso era alimentado por 6 ou 9V conforme a bobina do relé.

Não havia segredo algum da montagem, pois o circuito não era crítico assim, os leitores que o montaram não tiveram dificuldades e é claro, muitas outras aplicações foram dadas ao aparelho.

Para montar siga os LINKs e veja o vídeo. 

 

Artigos

Interruptor Sônico (MEM104)

Flash Sônico (ART2038)

Relé Sônico (ART1557)

Controle Sônico (ART1716)

Disparador Sônico (ART2783)

 

Assista ao Video 

https://youtu.be/7MrrsTilRrQ